O Projeto Cara Nova tem como objetivo trazer melhor qualidade de vida a população e deixar a cidade mais bonita e atrativa. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual e candidato a prefeito, Orlando Morando (PSDB), aos moradores e comerciantes do Parque São Bernardo no dia 23 de julho, durante a caminhada pelo bairro. Ele será aplicado nos bairros periféricos ou núcleos habitacionais.
“É muito comum encontramos nos bairros mais simples as casas inacabadas. As pessoas fizeram a primeira e segunda laje, mas não conseguiram terminar suas casas. É nesse momento que entra a Prefeitura, realizando o acabamento final nas residências”, explica o deputado. “Faremos uma assembléia com os moradores para conseguir licença para a Prefeitura medir as casas e realizar a licitação da obra, além de definirmos a cor que pintaremos as casas. Fica inviável cada morador escolher uma cor diferente”, completa o deputado.
Orlando Morando ressalta ainda que o projeto também tem relação com a questão de saúde pública. “Quem já morou em uma casa sem reboque, sabe o quanto ela é fria e úmida, contribuindo para o aumento dos casos de doenças respiratórias”, destaca.
O Projeto Cara Nova será aplicado também nos corredores comerciais dos bairros da periferia. “Aqui temos um bom exemplo. A Rua Almeida Leme se tornou um corredor comercial interessante. O Cara Nova entra aqui no comércio, aumentando o calçamento e, em acordo com os comerciantes, unificamos a fachada”, afirma o deputado. Segundo o candidato, o comerciante ganha espaço no seu comércio e mantém uma fachada padronizada, adquirindo um aspecto positivo. “O projeto acabará fomentando e estimulando o comércio local, fator importante para as famílias que vivem dele”, ressalta Orlando Morando.
Ampliação do número de vagas de creche, continuação do programa habitacional e implantação de iluminação pública nas ruas, que ainda não foram contempladas, são outras ações propostas pelo deputado estadual para o Parque São Bernardo.
Orlando Morando relembra ainda que parte do Parque São Bernardo já foi urbanizado, recebendo 218 unidades habitacionais, rede de água e esgoto, pavimentação e iluminação pública. A atual administração realizou 3.246 unidades habitacionais no município e 688 estão em execução. Ao todo, 63 favelas já foram urbanizadas.