Em comemoração ao Bicentenário da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, a Prefeitura de São Bernardo promove a Exposição Famílias Portuguesas em São Bernardo do Campo. A solenidade de abertura será nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, às 19h, no Serviço de Memória e Acervo (Alameda Glória, 197 – Centro) e contará com a presença do prefeito William Dib, da secretária de Educação e Cultura, Iara A. Gobbet, do presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário, Ramos de Oliveira, do presidente da Casa de Portugal do ABC, André da Silva Magalhães, além de diversas autoridades municipais e representantes das famílias e de associações de indústrias portuguesas na região.
A iniciativa, organizada pela Seção de Memória e Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Educação e Cultura, também integra as comemorações do aniversário de 455 anos de São Bernardo, celebrado no dia 20 de agosto. Durante a abertura da exposição, os presentes poderão prestigiar a apresentação do grupo Trio Fado Brasil, com canções populares portuguesas, além de assistir um filme sobre Portugal. A visitação ao público estará aberta de 15 de agosto a 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.
A exposição Famílias Portuguesas em São Bernardo do Campo é composta por 16 painéis com 61 fotos, retratando as tradicionais famílias de origem lusitana, além de vitrines com artesanatos e objetos pessoais como lenços, bordados e enfeites típicos portugueses (as fotos e os objetos fazem parte da coleção das famílias e do Serviço de Memória e Acervo da cidade). Uma mostra do artista plástico lusitano Herlander Rascão Gomes, com dez obras sobre as províncias portuguesas, também integrará a exposição até o dia 21 de agosto.
Origem - Os Portugueses e seus descendentes estiveram presentes em todos os momentos da história de São Bernardo do Campo e sobre ela exerceram grande influência. A trajetória na região pode ser dividida em dois momentos: o primeiro vai desde os registros históricos da região, ainda no século XVI, até o estabelecimento de núcleos coloniais, em 1877. No caso específico de São Bernardo, a relação com os portugueses tem início com a figura de João Ramalho, fundador da Vila de Santo André da Borda do Campo, a primeira povoação da região, extinta em 1562. A partir do século XVIII, a presença de luso-descendentes na região passa a ser constante. O segundo momento da história portuguesa em São Bernardo começa com o estabelecimento de núcleos coloniais e a chegada massiva de imigrantes de outras nacionalidades, evento que traz grandes transformações na composição étnica, cultural e econômica da cidade. A partir daí e no decorrer de todo o século XX, famílias portuguesas continuam a chegar à cidade. O que une estas famílias, algumas das quais enfocadas nesta exposição, é a origem humilde e a determinação na busca de prosperidade, principalmente através da atividade comercial na qual sua atuação alcançou grande destaque no município. (fonte: Serviço de Memória e Acervo)
EXPOSIÇÃO: Famílias Portuguesas em São Bernardo do Campo
Abertura: 14/8, às 19h. Visitação ao público: de 15 de agosto a 15 de setembro
Local: Serviço de Memória e Acervo, Alameda Glória, 197 - Centro
|