O senador Aloizio Mercadante (PT) esteve em São Bernardo nesta quarta-feira (13) para acompanhar o corpo-a-corpo do candidato Luiz Marinho, da Frente São Bernardo de Todos (PT, PTB, PV, PDT, PHS, PSL, PRTB, PR, PRB, PTN e PSC). Mercadante disse que vai ajudar na campanha e que está otimista quanto à vitória do ex-ministro, que é um dos projetos políticos do presidente Lula. "O PT está em um bom momento e isso vai refletir nas eleições de São Bernardo. O Marinho é um candidato preparado e acho que posso contribuir bastante, pois venci o Serra (José Serra, atual governador) aqui em 2006, nas eleições para governador", disse.
Mercadante também falou do engajamento do ex-prefeito Maurício Soares na campanha e de sua volta ao PT. "O Maurício Soares teve um papel muito importante em um momento difícil da história de luta pela democracia, pelo direito dos trabalhadores e contra a ditadura militar, quando foi assessor jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos. Depois, como prefeito, exerceu mandatos dos quais a população tem as melhores recordações. A volta do Maurício ao PT é muito bem-vinda e essa ficha, eu abono."
Avenida Índico
Marinho e Mercadante fizeram corpo-a-corpo na avenida Índico, uma das principais ruas da região central da cidade, conversando com a população e visitando os estabelecimentos, formados na maioria por clínicas médicas. O ex-ministro apresentou algumas de suas propostas de governo, destacando a necessidade de revitalizar o Centro e melhorar a segurança e o transporte público.
"Vamos promover a integração das linhas de ônibus, construir novos terminais e implantar o bilhete único. Também faremos o monitoramento das ruas com câmeras de segurança e faremos gestões para integrar a Guarda Municipal, polícia Civil e Militar, Ministério Público e Poder Judiciário", disse Marinho.
Durante o corpo-a-corpo, eleitores aproveitaram para reivindicar melhorias na saúde e na habitação. A moradora Maria Inês Madureira tem uma filha deficiente e reclama do abandono da atual administração com a área social. "Precisei tirar minha filha da Emebe (escola municipal de educação especial) Marly Buíssa Chiedde porque o serviço não funciona. Ela não tinha atividades e a piscina está praticamente desativada", contou. "Espero que o Luiz Marinho retome essa parte social, porque o descaso que temos sofrido é muito grande."
Para a eleitora Solange Martins, o próximo prefeito deveria investir mais nas favelas, promovendo saneamento básico e criando moradias. "Essas pessoas estão vivendo muito mal; é preciso fazer alguma coisa. Acho que a habitação é um grande problema em São Bernardo e nos últimos anos a periferia não tem recebido a atenção devida."
À tarde, o candidato reuniu-se com moradores do Jardim Ipê e fez caminhada na avenida Faria Lima. Em seguida, esteve na sede do Sindicato dos Panificadores do ABC, em Santo André.