O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira que o dinheiro obtido com a exploração do petróleo localizado na camada pré-sal será investido na educação e para reduzir a miséria do país.
Descoberta pela Petrobras e parceiros em 2007, a chamada área pré-sal se estende por 800 quilômetros do Espírito Santo a Santa Catarina e pode contar bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural). Uma comissão interministerial estuda o destino que será dado ao produto.
"Nós temos que usar esse petróleo para resolver um problema crônico de investimento na educação e para tirar esse atraso, e vamos usar parte desse dinheiro para resolver o problema dos miseráveis desse país, das pessoas que ainda não conquistaram cidadania", declarou o presidente em discurso durante a cerimônia do 20o aniversário da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).
O presidente Lula voltou também a dizer que o petróleo descoberto será do povo brasileiro. "Esse petróleo não é da Petrobras, do Lula e de nenhum estado. É de 190 milhões de brasileiros", complementou.