Consumidores mais conscientes e com os direitos preservados. Na opinião do coordenador do Procon de Praia Grande, Fernando Moreira e Silva, esse foi o principal motivo para comemorar os 20 anos de existência do serviço na Cidade, que será completado no dia 3 de março. Inaugurado em 1989, por meio do convênio entre o Município e da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, o Procon-PG chega a atender mais de 1.700 reclamações fundamentadas por ano, totalizando 10.272 atendimentos somente em 2008.
Apenas em janeiro deste ano foram realizados 1008 atendimentos, sendo 319 reclamações fundamentadas. “São cerca de 80 atendimentos por dia, tanto que mudamos nosso horário de trabalho. Atendemos os consumidores das 9 às 13 horas e a tarde cuidamos das notificações as empresa. Temos 80% das reclamações resolvidaa. O restante encaminhamos ao juizado especial.”
Silva ressalta que com o decorrer dos anos o Procon-PG foi ganhando mais visibilidade e atualmente é referência em atendimento pré-venda e pós-venda. “Hoje o consumidor pergunta antes de comprar. Ele quer saber se a empresa tem alguma notificação não atendida e se é idônea”, explica o coordenador.
Mas não são só os consumidores que estão mais atentos. O coordenador garante que as empresas também estão mais conscientes. “Não foi apenas o perfil do consumidor que mudou. As empresas, sentindo-se prejudicadas, também adotaram outra conduta”, observa.
Silva explica também que o maior número de reclamações é registrado no período de dezembro a janeiro, por problemas com presentes e alimentos relacionados às festas de fim de ano e contratos de locação de residências de temporada. De fevereiro a março, a maioria das reclamações é referente a matrículas em instituições de ensino e material escolar.
Para ter o direito assegurado, Silva pede que os consumidores exijam nota fiscal. “Ela deve ser pedida sempre, principalmente agora com a Nota Fiscal Paulista, que o consumidor é mais beneficiado.”
Para conscientizar a população, o Procon-PG promove distribuição de folders, palestras e até peça de teatro nas escolas. Atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, no Edifício Jocafra, localizado na Rua Jaú, 880, sala 72, Boqueirão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-6810.