A menina Meena Lemes Campelo, de 10 anos, que nasceu em Diadema e até os sete anos estudou na EM Mário Quintana, no bairro Vila Nogueira, está nas filmagens de “Lula, o Filho do Brasil”, interpretando Maria, a irmã do presidente.
Baseado em livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná, o filme, dirigido por Fábio Barreto, narra a história de Lula desde o seu nascimento até a morte de sua mãe, Dona Lindu, quando ele, aos 35 anos, estava preso pela ditadura militar, por liderar greves no ABC.
A previsão é de que as filmagens prossigam até o mês de março, mas a estréia do longametragem está prevista para o início de 2010. A menina Meena participou das gravações que narram a infância do presidente e foram rodadas na região de Caruaru, interior de Pernambuco, e na Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
As cenas mostram a vinda da família Silva para São Paulo, com Lula, sua mãe e seus cinco irmãos viajando de pau-de-arara para reencontrar o pai, Aristides, então estivador no Porto de Santos. “Nunca imaginei que a vida do presidente tivesse sido tão difícil e tão bonita”, disse Meena, que antes das gravações foi preparada para conhecer a vida de Lula.
Família ligada a Diadema
A mãe de Meena, Ana Lucia Lemos, é professora da rede municipal de Diadema desde 1987 e diretora desde 1994, coordenando atualmente a E.M. Humberto M. Mendonça. Meena também participa, desde os três anos de idade, das apresentações do Projeto “Cantando com as Crianças”, criado em 2002 por seu pai, o músico, poeta e escritor pernambucano Zé Campelo, que também atuou no Projeto Férias, promovido pela Prefeitura de Diadema.
O projeto “Cantando com as Crianças” usa a linguagem musical para passar conteúdos educativos ao público infantil. Foi divulgando este trabalho que Meena foi convidada a procurar a Agência Tribo de Atores e acabou selecionada nos testes para o filme.