O índice é resultado da pesquisa feita pela Agência AutoInforme, que desde dezembro do ano passado passou a calcular o custo de uso e manutenção do carro na cidade e a evolução desse custo mês a mês. O novo serviço prestado pela agência chama-se “Inflação do Carro” AutoInforme (ICA), e pretende dar uma referência ao consumidor sobre os gastos mensais que ele tem com o veículo.
A pesquisa – sob supervisão do instituto Franceschini Análises de Mercado (www.franceschini.com.br) - vem sendo feita em caráter experimental desde o início de 2002 e desde dezembro último os preços passaram a ser apurados e tabulados regularmente. A partir deste mês vamos divulgar o índice da Inflação do Carro da AutoInforme (ICA) mensalmente, nos primeiros dias úteis do mês seguinte ao pesquisado. Os gastos do carro são maiores nos primeiros três meses do ano, quando o proprietário tem que pagar o IPVA. O imposto representou em março 26% de todo o gasto com uso e manutenção do carro, equiva-lente a 1/3 do total (a maior parte do contribuinte recolhe o IPVA em três vezes). O aumento de 1,3% nos cus-tos em março foram provocados principalmente pela alta dos preços de pneus (+ 14%) e de itens de sistema de freio, como lonas (+16%) e pastilhas (+10%). Alguns itens, como bateria (- 8%) e gasolina (- 1,5%), tiveram queda em março, embora acumulem alta no ano. A bateria subiu 6% de janeiro a março e a gasolina teve alta de 10% nos três primeiros meses do ano.
IPVA faz Inflação do Carro chegar a 52% no ano
O imposto pesa muito no bolso do consumidor (26%) nos três primeiros meses do ano. Com o fim do paga-mento, o índice deve cai drastica-mente em abril. O aumento do custo do uso e manutenção do carro – a Inflação do Carro, da AutoInforme (ICA) - foi de 52% no acumulado do ano. O excessivo aumento é resultado do acúmulo de despesas que o dono do carro tem nesse período, quando vence o principal tributo estadual: o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores, o IPVA, que representa 26% das despesas totais em janeiro, fevereiro e março.
Para cálculo da inflação, dividimos o IPVA em três parcelas, já que essa opção é dada pela Secretaria da Fazenda e é a mais utilizada pelos proprietários de veículos. Assim, o índice teve um salto de 48,6% em janeiro, quando venceu a primeira parcela. Em fevereiro a alta foi de 0,9%, provocada principalmente pela alta nos itens “balanceamento”, “velas” e “lona de freio”.
Com o fim do pagamento do IPVA em março, a tendência é de uma queda drástica do índice da Inflação do Carro da Agência AutoInforme.
Metodologia
O método utilizado na pesquisa da Inflação do Carro da AutoInforme (ICA) é de amostragem. São pesquisados os preços dos princi-pais itens de uso e manutenção do carro em todas as regiões de São Paulo, num total de 60 estabele-cimentos do setor.
A base é a categoria de carro com motor 1.0, que é a maior parte da frota e das vendas no mercado brasileiro.
|