Oposição reitera ação contra Lula e Dilma no TSE

 

Politica - 05/03/2009 - 14:21:34

 

Oposição reitera ação contra Lula e Dilma no TSE

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Democratas (DEM) e o PSDB reiteraram o pedido de condenação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por propaganda antecipada. Na última segunda-feira, o ministro Arnaldo Versiani deu um prazo de 48 horas para que as siglas se manifestassem sobre a defesa de Lula e Dilma.

Ao encaminhar na última semana a defesa do governo ao TSE, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, citou os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), e do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), para explicar que não houve caráter eleitoral no encontro de Lula e Dilma com novos prefeitos e prefeitas em Brasília. Para a AGU, os políticos do DEM e do PSDB também têm participado de encontro com novos gestores e, mesmo assim, não são alvo de processos junto ao TSE.

O DEM e o PSDB alegam que todos os participantes do encontro constaram que o evento serviria para impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff. "O clima eleitoreiro do evento era tão evidente que os participantes do encontro poderiam até mesmo levar de recordação fotografias digitalmente montadas com as 'estrelas' do evento", sustentaram as legendas. O governo alega que as fotomontagens foram realizadas do lado de fora do evento por uma empresa que não tinha relação nenhuma com o encontro.

Na representação, as siglas afirmam ainda que, mesmo que não tenha havido referência à candidatura da ministra, sem pedido expresso de voto, a realização de um encontro com cerca de 5 mil prefeitos "consegue levar ao conhecimento de todos o nome de um agente público que, se depender da vontade do presidente da República, será oficialmente anunciado como candidata à sucessão presidencial".

Ao final, os partidos reiteram oedido de pagamento de multa no valor de 50 mil Ufir (cerca de R$ 53 mil) e a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral para outras providências legais.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo