O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, recebeu, nesta terça-feira (03/3), uma comissão formada por moradores da Vila Vivaldi, que reivindica ações emergenciais contra enchentes na região. A visita foi acompanhada pelo secretário de Serviços Urbanos, José Cloves da Silva, e pelo vereador Wagner Lino.
O prefeito Luiz Marinho afirmou que está em andamento um plano para limpeza de bocas de lobo, bueiros, corte de mato, além dos rios e córregos. Mas salientou que o problema na Vila Vivaldi é antigo porque não há um plano efetivo de combate às enchentes.
"A secretaria de Serviços Urbanos está realizando a manutenção preventiva dos bueiros e bocas de lobo da cidade para minimizar o problema das chuvas. Não existe um plano de drenagem na cidade. Então vamos discutir e criar um", afirmou.
Morador da Vila Vivaldi, José Eudes Pinho, disse que o problema das chuvas é antigo na região, mas que as obras executadas pela administração passada pioraram a situação no local. "Após o início das obras do Programa São Bernardo Moderna todo o lixo gerado pelos trabalhos acabou caindo no córrego Ipiranga e o Dos Meninos, diminuindo sua vazão", disse.
Já Terezinha Gomes, moradora da Vila Vivaldi há 20 anos, afirmou que pequenos serviços podem diminuir os problemas. "Se a Prefeitura realizar a limpeza das bocas de lobo, dos bueiros e o desassoreamento do Córrego dos Meninos em parceria com a cidade vizinha, boa parte dos problemas podem ser sanados", completou.
O secretário de Serviços Urbanos, José Cloves, disse que há equipes realizando os serviços de limpeza da microdrenagem na região. "Iniciamos os trabalhos na semana passada na Vila Helena. Esta semana, estaremos na (Vila) Vivaldi e no Orlandina para realizar os reparos necessários", finaliza.