Pela primeira vez em 13 partidas disputadas na atual temporada, a dupla titular de ataque do São Paulo mostrou serviço e foi a responsável por encerrar um longo tabu do clube em território colombiano. Na noite desta quinta-feira, Washington e Borges brilharam e garantiram a vitória por 3 a 1 sobre o América no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, pela segunda rodada do Grupo 4 da Libertadores da América.
Após o tropeço na estréia diante do Independiente de Medellín, quando ficou no empate por 1 a 1 em pleno Morumbi, o time tricolor obteve a recuperação e, de quebra, encerrou uma marca de nunca ter vencido pela Libertadores atuando na Colômbia. Recordista brasileiro de participações no torneio (com 14, ao lado do Palmeiras), o São Paulo atuou três vezes no país, perdendo uma e empatando nas outras duas ocasiões.
A mais traumática delas ocorreu em 2004, quando o time comandado pelo técnico Cuca caiu por 2 a 1 diante do Once Caldas, na semifinal, e deu adeus às chances de título. Já no ano passado, o clube ficou no empate por 1 a 1 com o Atlético Nacional na estréia, com gol marcado por Miranda. A primeira participação são-paulina na Colômbia, pela Libertadores, ocorreu em 1974, com igualdade contra o Millonarios.
Com nova aposta na dupla formada por Washington e Borges, após revezamento neste início de temporada incluindo também Dagoberto, a formação titular deu certo nesta noite. Enquanto o ex-atacante do Fluminense anotou os dois primeiros, Borges fez o terceiro e garantiu mais tranqüilidade à equipe que assume a ponta da chave com quatro pontos, mesma numeração dos uruguaios do Defensor, próximo adversário tricolor.
A partida também marcou a estréia do goleiro e capitão Rogério Ceni na edição de 2009 da Libertadores. Desfalque contra o Independiente de Medellín por lesão, o camisa um voltou bem à equipe e foi o responsável por boas defesas. No entanto, bem antes de ser ameaçado, o líder do elenco viu o São Paulo abrir o placar pouco depois do apito inicial. Logo aos 2min, Washington aproveitou longo lançamento de Jorge Wagner e só desviou com a ponta da chuteira.
Em seguida, a jogada se repetiu e mais uma vez o camisa nove voltou a balançar as redes de Júlian Mesa. Aos 27min, agora após lançamento de Hernanes, o centroavante dominou bem, superou a marcação de dois adversários e só teve o trabalho de escolher o canto. Já na etapa final, com a manutenção do domínio, a equipe do Morumbi chegou ao terceiro com pouco tempo de bola rolando. Aos 4min, foi a vez de Borges aproveitar rebote do goleiro, após cabeçada de Miranda, e também usar a cabeça para aumentar a vantagem.
Sempre parando as suas investidas na presença de Rogério, o América conseguiu descontar aos 39min, quando Cortés arriscou do lado esquerdo da área e anotou o único gol do time da casa, que ocupa a lanterna da chave. Mesmo assim, o São Paulo seguiu dominando a partida e por pouco não movimentou novamente o placar, em chances desperdiçadas por sua dupla de ataque, que esbarrou na participação do goleiro Mesa.
Gols
América de Cali: Cortes, aos 39min do 2º tempo
São Paulo: Washington, aos 2min e 27min do 1º tempo, e Borges, aos 4min do 2º tempo
Lances bizarros
Aos 27min, após o segundo gol de Washington na noite, o goleiro Julián Mesa e o zagueiro Harold Viáfara iniciaram forte discussão que resultou em agarrões, troca de empurrões e quase acabou pior. Enquanto o arqueiro cobrava uma marcação mais forte, o defensor exigia a saída do camisa um nos pés do são-paulino
Ponto Forte do América de Cali
Chutes de longa distância
Pontos Fortes do São Paulo
Longos lançamentos buscando Washington, poder ofensivo de sua dupla de ataque e atuação destacada do goleiro Rogério Ceni
Pontos Fracos do América de Cali
Falha nos posicionamentos da defesa em longos lançamentos, que originaram os gols de Washington, e desatenção nos primeiros minutos dos dois tempos
Ponto Fraco do São Paulo
Falta de pontaria do ataque no segundo tempo
Personagem do jogo
Washington, do São Paulo
Destaque negativo do jogo
Após passar quase toda a primeira etapa fazendo muito barulho nas arquibancadas, a torcida colombiana passou a atirar objetos no gramado depois do terceiro gol do São Paulo, marcado por Borges. Insatisfeitos com a lanterna do Grupo 4, os fãs do América atingiram o quarto árbitro, que avisou o juiz e paralisou a partida duas vezes por cerca de quatro minutos. Com reforço policial e a identificação do lançador, a partida foi reiniciada
Comentários sobre o jogo
"Eu via na fisionomia de cada jogador. Mostramos o que é o São Paulo. Mostramos personalidade e jogamos à vontade. É claro que os gols saíram no começo e isso ajudou muito na vitória", do atacante Washington, autor dos dois primeiros gols da noite.
"Acho que foi o melhor jogo de 2009. Fizemos boas partidas, mas como falei com meus companheiros no vestiário, vi o São Paulo como via antes, quando era meu adversário", do centroavante Washington, carrasco do time na edição do ano passadom, quando defendia o Fluminense.
Esquema Tático do América de Cali
4-4-2
Julián Mesa; Juan Angulo, Pedro Tavima, Hárold Viáfara e Ivan Velez; Diego Chará, John Valencia, Arango e Cortés; Otálvaro (Parra) e Adrián Ramos; técnico: Diego Édison Umaña
Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luis, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Washington (Dagoberto) e Borges; técnico: Muricy Ramalho
Cartões Amarelos
América de Cali: Velez
São Paulo: Renato Silva, Miranda e Zé Luis
Árbitro
Héctor Baldassi (Argentina)