O chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, disse nessa quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe assegurou esta semana que busca, junto a bancos brasileiros, acelerar um crédito para melhorar uma parte do corredor interoceânico que unirá São Paulo à costa norte do Chile.
Morales, em discurso por ocasião do 24º aniversário da fundação da cidade de El Alto, assegurou que em conversa por telefone, Lula disse estar "acelerando que os bancos do Brasil garantam o crédito para a dupla via La Paz-Oruro".
O lance pertence à estrada que atravessa o país a partir do oeste e que faz parte do corredor interoceânico que deverá sair da costa atlântica brasileira aos portos chilenos no Pacífico.
Em sua última visita à Bolívia, em janeiro deste ano, Lula inaugurou junto a Morales um dos lances do corredor, no extremo oriente do país, e assinou acordos para garantir a construção de outro no departamento (estado) de Cochabamba.
Uma vez terminada a estrada, um trecho que demorava por navio mais de um mês para ser percorrido, da costa atlântica do Brasil até o pacífico chileno, poderá ser feito por terra em pouco mais de três dias.