Com o compromisso de cuidar da saúde dos munícipes, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ordenou a imediata limpeza do desativado Best Shopping, localizado na avenida Kennedy, na Chácara Inglesa, com o objetivo de eliminar qualquer possibilidade de o local vir a se transformar em um foco de doenças.
A orientação do prefeito partiu logo após o secretário de Obras, Antonio Carlos da Silva, realizar uma vistoria, quarta-feira (04/3), e constatar que o imóvel se transformou em um espaço propício para proliferação do mosquito da dengue e outros bichos, como ratos e baratas.
"O prefeito Luiz Marinho determinou a limpeza do local por se tratar de um caso de saúde pública. Por ser particular, este espaço deveria ser cuidado pelos proprietários", explicou Antonio Carlos, dizendo que os donos serão noticiados e autuados. "Vamos fazer a limpeza, mas cobraremos dos proprietários judicialmente, se for necessário", disse.
Nos trabalhos de limpeza, que devem terminar neste sábado, estão diretamente envolvidas as secretarias de Serviços Urbanos, responsável pela capinagem e retirada do lixo no entorno do prédio e a secretaria de Obras, que disponibilizou duas bombas de sucção e dois caminhões pipas para retirada da água que está acumulada no subsolo.
O secretário de Obras disse, ainda, que os proprietários já foram notificados três vezes, mas não tomaram nenhuma providência. "São três dias consecutivos retirando a água parada no subsolo, o que equivale a mais de 200 caminhões pipas de 9 mil litros cada um. Após a drenagem de toda a água será feita a limpeza com cloro e a desratização do espaço", finaliza.
O diretor do departamento de Vigilância à Saúde, José Francisco de Souza, afirmou que o antigo Best Shopping é uma preocupação constante e que técnicos da zoonoses vistoriaram o local com freqüência. "Medidas contra a proliferação do mosquito da dengue e contra os ratos foram tomadas desde o início do ano", afirmou.
A ação da prefeitura não foi precedida por ordem judicial que autorizasse o feito.
O rito normal seria(m) o(s) proprietário(s) serem notificados para a limpeza sob pena de multa. Caso não surtisse efeito aí sim, via judicial, solicitar autorização especial para tanto.
A limpeza promovida por Marinho irá, com certeza, valorizar ainda mais o imóvel que encontra-se à venda em imobiliárias da região. Veja exemplo em http://www.imobiliariajardim.com.br/vendebestshop/contato.html.
O ministério público deve ser acionado para averiguar a legitimidade da ação de acordo com membros oposicionistas.