Praia Grande deve ter mais sete PICs nos próximos anos

 

Litoral - 09/03/2009 - 16:00:32

 

Praia Grande deve ter mais sete PICs nos próximos anos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A comunidade do Bairro Quietude já pode contar com uma unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC). O PIC Quietude, inaugurado na semana passada, dia 3, irá beneficiar a população do bairro (estimada em 8.438 pessoas), com cursos gratuitos e serviços como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Além do Quietude, outras sete regiões do Município devem ser beneficiadas com o programa nos próximos 4 anos.

Segundo a secretária de Promoção Social e Trabalho (Sepros), Maria Del Carmen Padin Mourão, as novas unidades serão construídas em regiões carentes do Município. “Já foi feito o mapeamento na Cidade e sete novos bairros devem ser contemplados com o programa”, ressaltou. “O PIC é um programa de sucesso, pois se trata de um projeto completo, que atende desde criança ao idoso. O programa oportuniza pessoas a entrarem no mundo da arte, da cultura, e até mesmo o aprendizado de uma profissão, com os cursos de geração de renda e parcerias com o Senac”.

O prefeito Roberto Francisco adiantou que a próxima unidade já tem local para ser implantada. “O próximo PIC já está em construção no Bairro Real. O equipamento atenderá os moradores desde o Caiçara até o Princesa”, explicou.

Melhorias – O PIC Quietude faz parte de um pacote de melhorias no bairro, que transformarão principalmente o centro comercial. A Administração Municipal já iniciou a padronização das calçadas da Rua Milton Daniels, que ganhará um portal de entrada, nova iluminação, pavimentação diferenciada e maior acessibilidade.

Além da urbanização do centro comercial, o bairro deve ganhar, nos próximos meses, duas novas escolas. A região futuramente abrigrará o terminal rodoviário do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que entra em fase de testes no próximo ano em Santos e deve chegar a Praia Grande, em 6 anos. “Já estamos em conversação sobre este tema para que toda a região seja beneficiada com a implantação do VLT”, comentou o prefeito.

Para a presidente da Associação Amigos do Bairro Quietude, Maria Solange Oliveira Casanova, as melhorias trarão muitos benefícios a comunidade.  “O Quietude é um dos bairros que mais cresce. Essas melhorias e a inauguração do PIC são vitórias para nós”, comemorou. “Com a unidade do PIC aqui, os moradores terão atividades, pois o programa oferece cursos gratuitos para todas as idades”.

Vagas – O novo PIC abre inscrições para cursos de geração de renda, esportivos e culturais, a partir do próximo dia 23. “A grande novidade vai ser as aulas de xadrez para crianças e adolescentes”, adianta a coordenadora dos PICs e Cafes, Maria Rocidélia Cruz dos Santos.

Para a diretora da nova unidade, Sueli Dantas, a expectativa é positiva. “A comunidade já nos procura há algum tempo. Estão ansiosos para participar. Acredito que teremos um alto índice de participação”.

O PIC fica na Rua Milton Daniels, esquina com a Rua Santa Maria de Jesus. Informações pelo telefone 3496-5063.

PIC - Esta é a quinta unidade do programa criado em 2003 pela Sepros. O Município já conta com PICs nos bairros Melvi, Vila Alice, Vila Sônia e Canto do Forte. Somados aos dois Centros de Apoio à Família do Educando (Cafe), nos bairros Sítio do Campo e Vila Sônia, PICs e Cafes são responsáveis pelo atendimento mais de 7,5 mil pessoas por mês.

O novo PIC conta com 298,36 metros quadrados de área construída, divididos em sala de informática, sala de dança, duas salas de artesanato, cozinha experimental, brinquedoteca, sala de dança e uma sala onde funcionará o Cras.

 A estrutura do PIC Quietude compreende ainda dois sanitários públicos, dois sanitários para funcionários, uma sala de almoxarifado, uma sala para diretoria, uma sala de assistência social, secretaria e administração, além de estacionamento para veículos com 128,61 metros quadrados.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo