Um cão da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, no litoral paulista, será estrela no programa Domingão do Faustão. Blade, um rottweiler de 4 anos, é um dos seis finalistas do quadro Cãopeão. Único animal de grande porte, ele terá como diferencial combinar a tradicional apresentação ornamental com ações policiais, típicas do seu dia a dia no Município.
No palco, Blade se apresentará com Márcio Rogério Santos da Silva, o guarda civil Santos. O adestramento do rottweiler, entretanto, conta com suporte de toda a equipe da Guarda Civil Municipal, que também acompanhará a apresentação de domingo, nos bastidores.
Para o grupo, o diferencial de Blade será a combinação de truques feitos por cães de companhia, como ficar em duas patas, cumprimentar ou saltar, com movimentos que só um cão-policial executa.
Inspetor do Canil da Guarda Civil Municipal, Wagner Geraldo da Silva recorda que a oportunidade de Blade participar do programa nasceu de um curso em São Paulo, sobre show com cães, do qual participaram Santos e outros três guardas da equipe: Paulo José Vitório dos Santos, Jorge Luís de Paula Cotturelli e Luiz Roberto da Silva Júnior.
No domingo, Blade fará uma encenação como um super-herói, em razão do imaginário entre as crianças que um cão-policial desperta.
Conheça a história de Blade e do Canil de Praia Grande
Blade chegou ao canil da GCM com aproximadamente 1 ano, por meio de doação. Apresentava comportamento agressivo aos seus donos e foi adestrado pelo GCM Marcio Rogerio Santos da Silva, que o acompanhou no programa. “O GCM Santos assumiu o adestramento do cão. Desde então, através de muita eficiência e dedicação, obteve sucesso nos trabalhos de obediência e policial. Este mesmo cão realiza apresentações nas unidades escolares do Município e patrulhamento nas principais vias da Cidade”, garantiu o inspetor.
A equipe foi composta também pelos GCMs Luiz Roberto da Silva Junior, Paulo José Vitório dos Santos, Jorge Luis de Paulo Coturelli e Tatiana Fontoura Lucio da Silva.
Canil - Existente desde 2004, o canil da GCM foi instituído pela Lei Municipal nº 1.367/2007. O decreto nº 4268/07 estabelece princípios e normas disciplinadoras para organização e funcionamento do Canil, que tem como finalidade possibilitar a execução de atividades de promoção e complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens, serviços e instalações municipais, com o emprego técnico regulamentado de animais.
Atualmente o canil possui 12 cães, sendo seis pastores alemães, quatro rottweilers e dois labradores, todos provenientes de doação. Os animais são adestrados pelos próprios GCMs que participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães).
Entre os serviços executados pelos animais estão o de patrulhamento preventivo de áreas comerciais, atividades sócio educacionais em escolas e instituições e apoio operacional da GCM e Defesa Civil.