Desde terça-feira (17), 28 famílias do Bairro Ribeiropólis concretizaram o tão esperado sonho da casa própria. Isso por que a Prefeitura de Praia Grande entregou as residências do Conjunto Residencial Palmeiras II, localizado na Rua Joaquim Ozório Duque Estrada, 1.223, Bairro Ribeirópolis, aos moradores beneficiados pelo projeto. Com essas unidades, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (Sehma), responsável pela obra, finaliza 63 moradias prontas, de um total de 80 previstas para o conjunto, que tem para ser finalizado até o fim do ano. A obra completa exigirá o investimento total de R$ 1,3 milhão.
Cada casa, orçada em R$ 20.584,31, possui dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 41,3 metros quadrados, além de garagem privada. Parceria entre o Município e a Caixa Econômica Federal (CEF) viabilizou a construção, através do programa “Operações Coletivas”.
O prefeito Roberto Francisco, que entregou as chaves às famílias beneficiadas, destacou a importância da construção das casas. “Estamos felizes em poder concretizar o sonho dessas 28 famílias que estão sendo beneficiadas com a entrega dessas unidades. A Prefeitura tem feito a parte dela, com a construção dessas moradias. Mas ainda faremos mais, com a pavimentação das ruas que necessitam receber uma melhoria aqui no entorno”.
O representante do Executivo explicou ainda que o Município investirá em mais moradias populares para atender a famílias carentes. “Além dessas unidades, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, estuda realizar mais projetos como este em outros bairros, como na Vila Sônia, para tirar as famílias de áreas habitadas indevidamente”.
Roberto Francisco comentou também como a Administração Municipal reservou o dinheiro para investir em habitação popular. “Através do Fundo Municipal, criado em 2006, é que conseguimos segurar a verba para fazer a construção dessas casas populares. Faltam algumas para a conclusão do projeto, mas acreditamos que até o final deste ano as 80 unidades estejam prontas”.
O prefeito salientou que muitas pessoas achavam que as obras não seriam terminadas. “As pessoas temiam que as obras fossem parar, mas pelo contrário, até o final deste ano entregaremos mais 39 obras que estão em andamento. Inclusive a reurbanização da Avenida Presidente Kennedy. Com isso dando continuidade ao crescimento da Cidade. Aproveito o momento para agradecer o ex-prefeito Alberto Mourão, que teve a visão de investir nessa região”, definiu.
Para a secretária da Sehma, Maria Rosinda Campos Johns, entregar as casas às famílias dá a sensação de dever cumprido. “Trabalhamos de forma árdua para que conseguíssemos terminar a construção das 28 casas. A previsão de entrega das casas restantes é até o final do ano,. E eu só tenho de agradecer a população, pois só realizamos as obras aqui com o apoio de todos”.
Com a entrega das casas, a titular da pasta ressaltou que também para a Secretaria foi uma conquista. “Entregar essas casas é a realização de um sonho, que começou na administração passada com o prefeito Alberto Mourão e o Roberto Francisco continuou com maestria. E agora conseguimos, através dessas unidades, dar uma moradia digna a essas famílias”.