Prefeitura trabalha para minimizar estragos causados pela chuva em São Bernardo

 

ABCD - 19/03/2009 - 19:40:18

 

Prefeitura trabalha para minimizar estragos causados pela chuva em São Bernardo

Vídeo Lourivaldo Delfino

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Equipes da Prefeitura de São Bernardo trabalham desde a noite da última terça-feira (17/3) para minimizar os estragos causados pela forte chuva que atingiu a cidade e a região do ABC.

Funcionários das secretarias de Serviços Urbanos, Habitação, Transportes e Desenvolvimento Social e Cidadania estão nas ruas da cidade fazendo a limpeza de vias, remoção de entulhos, orientação do trânsito e atendimento a famílias que tenham sofrido algum tipo de dano causado pelo temporal.

A Defesa Civil registrou um índice pluviométrico de 152 mm na tarde de terça. Ainda não há relatório do número de atendimentos prestados.

Defesa Civil

Dos sete piscinões da cidade, cinco transbordaram com a chuva. Os únicos que não apresentaram problemas foram os da Vila São José e Canarinho. Ainda em decorrência das fortes chuvas, parte do muro do piscinão da Paulicéia caiu. A reconstrução do local será realizada o mais rápido possível e já consta na programação de serviços da administração municipal. Neste momento, todas as ações estão voltadas para o atendimento emergencial aos munícipes.

A Defesa Civil registrou ocorrências nos bairros Rudge Ramos, Jordanópolis, Taboão, Paulicéia, Centro, Jardim Ipê, Favela Naval, Vila Vivaldi e Jardim do Mar.

Na favela Naval, na divisa com Diadema, 13 moradias desabaram, sem nenhum ferido, e cerca de 80 foram afetados pela chuva. Os desabrigados estão sendo encaminhados para CREC da Paulicéia e posteriormente darão entrada no Renda Abrigo, programa da Secretaria de Habitação do município.

A Defesa Civil está providenciando interdição das moradias que cederam e nas outras áreas com risco de desabamento, o órgão recomenda a saída dos moradores como medida de segurança.

Trânsito

Mais de 100 funcionários do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) da cidade trabalharam ao longo da noite até a normalização da situação. Os técnicos permaneceram em plantão até às 21h. Durante o temporal, um rapaz que tentou fugir do alagamento subindo em um semáforo foi resgatado por um agente do DET, que o encaminhou para a enfermaria da empresa Arteb, no bairro Jordanópolis.

Com a queda de energia no centro de São Bernardo na tarde de terça-feira, semáforos da Avenida Lucas Nogueira Garcez, Caminho do Mar, Paço Municipal e entorno deixaram de funcionar. O mesmo ocorreu com a central de monitoramentos do Departamento de Engenharia de Trafego (DET), que ficou sem funcionamento durante duas horas.

A energia foi restabelecida às 17h30, no entanto, os semáforos da Avenida Caminho do Mar só voltaram a funcionar às 20h. Dois controladores, equipamentos responsáveis pela temporização de semáforos, apresentaram problemas por conta da chuva na Avenida Pereira Barreto com Lauro Gomes, mas a situação já está normalizada desde a manhã desta quarta-feira (18/03). Já o controlador da Avenida Maria Servidei Demarchi, próximo à Volkswagen, queimou e será substituído.

Houve pontos de congestionamento nas Avenidas Faria Lima, Taboão, Lauro Gomes e ruas Jurubatuba, Marechal Deodoro e Santa Filomena. Na região das Avenidas Piraporinha e Robert Kennedy, divisa de São Bernardo com Diadema, o trânsito ficou parado em ambos os sentidos devido ao transbordamento do córrego que atravessa o local.

O corredor ABD, composto pelas Avenidas 31 de Março, Cezar Magnani e Lions, ficou intransitável devido ao alagamento naquela região. Equipes do DET permaneceram nos locais auxiliando o tráfego e a população. A situação do trânsito da cidade só foi se normalizar por completo por volta das 23h. A pista marginal da Rodovia Anchieta, no sentido São Paulo, foi desobstruída às 20h. No sentido inverso, o trânsito só foi liberado após as 23h.

Serviços Urbanos

A Secretaria de Serviços Urbanos (SU) da Prefeitura de São Bernardo do Campo está trabalhando com um contingente aproximado de 400 homens e 25 caminhões pipas para limpeza e varrição de ruas e avenidas atingidas pelos alagamentos.

Os locais mais afetados foram Jordanópolis, Jardim Ipê e Jardim Orlandina, onde a água chegou à marca de até dois metros.

As equipes da secretaria estão divididas em oito frentes de trabalho para limpeza nos seguintes bairros: Jardim Silvina, Demarchi, Jardim Ipê, Jordanópolis, Vila Vivaldi e Jardim Orlandina.

Os trabalhos de limpeza para remoção da lama foram iniciados durante a madrugada. O centro de São Bernardo foi o primeiro local a receber os serviços. No Jordanópolis, o nível da água só baixou por volta das 3h e a equipe da SU ainda está no local para remoção dos móveis e materiais danificados pelas chuvas.

Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo do Campo (Sedesc) está atendendo os desabrigados ou em situação de extrema vulnerabilidade vitimados pelas fortes chuvas. Assistentes sociais e atendentes estão fazendo o atendimento imediato com orientações e, de acordo com cada caso, os atendidos são encaminhados para o plantão social da secretaria. Também estão sendo disponibilizados cobertores, colchões e cartão-alimentação.

O trabalho está sendo feito pela equipe de emergência da Sedesc, formada por nove pessoas, mas que já está sendo reforçada com outros funcionários da secretaria. O primeiro acionamento pela Defesa Civil foi no início da noite de terça-feira (17/3) e o plantão, que continuou durante toda a madrugada, não tem previsão de término. Ainda não há um balanço oficial do número de atendidos pela tarefa.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo