A Prefeitura de São Caetano do Sul atua desde a tarde de terça-feira (17/03) para auxiliar os moradores e atenuar os efeitos da enchente que castigou a região. A chuva forte causou pontos de alagamento em cidades do ABC e diversos locais da capital paulista. Em São Caetano, os bairros mais atingidos foram o Fundação, São José, Jardim São Caetano e Mauá, além de áreas às margens do Ribeirão dos Meninos (Avenida Guido Aliberti) – segundo estimativas da Defesa Civil, em cerca de quatro horas choveu mais da metade do previsto para todo o mês de março.
O trabalho coordenado das diversas secretarias da Prefeitura de São Caetano começou assim que a chuva se intensificou. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) atuou controlando e monitorando o trânsito dentro da cidade e em seus acessos, interditando vias antes dos alagamentos, instruindo rotas alternativas para os motoristas e evitando que carros ficassem submersos. Com diversas equipes, viaturas e motos, a Semob trabalhou até a madrugada desta quarta-feira (18/03) apoiando as equipes de limpeza e a Defesa Civil.
As equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) iniciaram o trabalho nas áreas que sofreram alagamento no momento em que a água começou a baixar. Cerca de 200 funcionários, apoiados por caminhões e tratores, removeram a lama e o entulho das ruas e calçadas, auxiliando a população.
Auxílio – O Fundo Social de Solidariedade se engajou na ajuda às vítimas e está solicitando doações de roupas em geral e de cama, mesa e banho. Elas devem ser encaminhadas ao Tiro-de-Guerra de São Caetano (Avenida Fernando Simonsen, 160, Bairro São José), das 8 às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social (4228-8930) ou do Tiro-de-Guerra (4232-2165).
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais), em conjunto com a Defesa Civil e os agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF), também estão visitando as residências atingidas para verificar as necessidades das famílias que sofreram danos. Os moradores que necessitarem de informações devem se dirigir aos seguintes endereços:
Postos de atendimento aos desalojados pelas cheias
Bairro Fundação – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Rua Heloísa Pamplona, 316, Bairro Fundação
Informações por meio dos telefones: 4229-8753 / 4229-2333
Bairro São José – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Rua Padre Mororó, 376
Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais)
Rua Antonio Bento, 140, Bairro Santa Paula - Tel. 4228-8902
A Prefeitura deverá auxiliar a população afetada por meio de assistência social e solidária, montando bases de pronto-atendimento (acima) com cesta-básica, água potável, colchões e kits de limpeza.
Investimento – Desde 2005, a Administração de São Caetano já investiu cerca de R$ 15 milhões em ações de combate às enchentes na cidade. As intervenções foram a inauguração do piscinão às margens da Guido Aliberti; a construção de galerias de águas pluviais por todo o município (em andamento); o trabalho de limpeza e desassoreamento do Ribeirão dos Meninos; a elevação de um muro ao longo do piscinão, que aumentou a capacidade de águas pluviais em cerca de 30%; o alteamento das pontes das Avenidas Almirante Dellamare e Presidente Wilson (obras em andamento); e a conclusão de um piscinão, que comporta 235.166 metros cúbicos de água ao longo da Avenida Guido Aliberti, entre a capital e Avenida Almirante Delamare.