Lançamento de livro sobre São Bernardo reúne 500 pessoas

 

ABCD - 20/03/2009 - 16:39:50

 

Lançamento de livro sobre São Bernardo reúne 500 pessoas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Na quinta-feira, 12 de março, o presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, ao lado de Marilda Dib, presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo na gestão 2005 a 2008,  lançou o livro “Ações Solidárias - São Bernardo do Campo - Uma experiência que deu resultados”, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Massarani, escreveu o livro baseado no trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de São Bernardo, com fatos que marcaram a trajetória de sucesso de Marilda Dib, à frente de projetos sociais. O objetivo do material, que será distribuído gratuitamente a todas as primeiras-damas do Estado, é fazer da publicação um guia que servirá como base e oferecerá possibilidades e oportunidades de atuação do Fundo Social. “Gostaria que as primeiras-damas aproveitassem esta oportunidade e vissem que há muito que se fazer por meio do Fundo Social, sem necessariamente fazer uma gestão assistencial e paternalista”, explicou Marilda. Para ela, a esposa do prefeito tem papel fundamental na centralização das ações da cidade.  “Conseguimos envolver todas as secretarias em nossas ações, formando um Conselho de Assessoramento composto por representantes de todas as pastas. Desta maneira, consegui respaldo de todas as secretarias nas atividades que desenvolvemos ao longo dos anos”.

Após a apresentação de um vídeo de prestação de contas de seu mandato, Marilda falou aos presentes sobre sua experiência e alguns projetos que destacam-se no material como o Conheça sua Cidade (promoveu turismo social para 17.207 munícipes); Melhore ainda Mais São Bernardo (concurso que envolveu 1.550 estudantes com a elaboração de 650 projetos para novas ações na cidade); Lilases (trabalhou a auto-estima de mulheres, capacitou 150 voluntárias, que atuaram em 23 bases da cidade oferecendo informações aos munícipes); Campanhas do Agasalho (parceria de 40 empresários para doação de cobertores novos. Foram atendidas 18 mil famílias com a doação de 445.372 peças de roupas e, 78.297 cobertores novos); Um, Dois: Feijão com Arroz (gerou a distribuição de 402 toneladas de alimentos), entre outros.

Durante o lançamento, com a presença de representantes do Executivo e Legislativo de todo o Estado, foram distribuídos 500 livros. “Quero fazer um evento em Porto Feliz e levar a Marilda para falar sobre seu trabalho. Certamente iremos aproveitar muitas idéias de seu livro. Temos uma primeira-dama como ela, que abraça causas nobres”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Porto Feliz, Miraci de Lazara Tuani Flosi.

O prefeito de Itápolis, Julio Cesar Nigro Mazzo, também aprovou a iniciativa. “Vamos estudar o material e fazer novos contatos com a equipe a fim de tentar viabilizar algumas ações”.

A primeira edição do livro, com tiragem de mil exemplares foi destinada às prefeituras do Estado. Mas, o autor já pensa em reproduzir novas cópias para atender as solicitações. “Uma frase do sociólogo Betinho diz tudo: Solidariedade não se agradece, comemora-se. E foi justamente o que fizemos ao mostrar para as pessoas, por meio deste livro, como atividades que parecem simples tomam uma grande proporção para quem é beneficiado”.

Para Marilda, o material deixa o ponto de partida para muitas atividades que podem ser desenvolvidas por um Fundo Social. “Espero que as primeiras-damas, a quem destinamos este material, possam absorver, transferir e compartilhar conhecimentos, considerando as experiências peculiares de cada setor”, finalizou.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo