Representantes das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de São Caetano do Sul acompanharam nesta quinta-feira (19/03), no Parque Villa Lobos, em São Paulo, o lançamento do Programa Criança Ecológica e a inauguração da Villa Ambiental, iniciativas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Com uma proposta inovadora de educação ambiental, o Programa Criança Ecológica, que faz parte do Projeto Estratégico Município Verde, visa sensibilizar as crianças e despertar nelas atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. A Villa Ambiental é um espaço que oferece atividades lúdicas e interativas para crianças de 8 a 10 anos, das escolas públicas e privadas de todo o Estado.
O Parque Villa Lobos foi o primeiro local de instalação da Villa. O Parque Ecológico do Guarapiranga, o Parque Zoológico, o Jardim Botânico e o Pomar Urbano também vão sediar atividades de educação ambiental e estarão funcionando até o final do ano. Além disso, para atender com mais facilidade as escolas do interior do Estado, outros 29 pontos disponibilizarão uma programação específica para o Criança Ecológica.
A inauguração contou com a presença do governador do Estado, José Serra, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ao falar sobre os investimentos na área de preservação ambiental, Serra comentou a importância do projeto: “A batalha mais importante na preservação de Meio Ambiente é a Educação. Temos de pensar no presente e no futuro. E o futuro são as crianças.”
O secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, disse que os espaços terão capacidade de receber cerca de 30 mil crianças por mês. “Por meio de ferramentas pedagógicas adequadas, queremos que as crianças fiquem atentas e colaborem com a preservação ambiental.”
No início de abril, três turmas de alunos de São Caetano visitarão a Villa Ambiental. Segundo a secretária municipal de Educação, Magali Aparecida Selva Pinto, e o secretário de Meio Ambiente, Osvaldo Ceoldo, assim que a agenda do programa estiver aberta, todos os alunos da cidade participarão do Criança Ecológica.
Município Verde – Dentro do Projeto Estratégico Município Verde, o Governo do Estado de São Paulo e os municípios estão trabalhando juntos na efetivação da agenda ambiental paulista. Estimular os municípios a participar da política ambiental, com adesão ao Protocolo Verde – Gestão Ambiental Compartilhada e certificar os municípios ambientalmente corretos, dando prioridade no acesso aos recursos públicos, são os objetivos do projeto.
A adesão dos municípios ao Projeto se dá a partir da assinatura de um protocolo de intenções. Nele é estabelecida uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e determinada ações necessárias para que o município seja certificado como “Verde”. São Caetano do Sul assinou o protocolo e está em busca da certificação.
Para conseguir a certificação o município deve concentrar seus esforços em dez diretivas, como Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. Em 2009, os focos do projeto serão a Educação Ambiental, a Recuperação da Mata Ciliar e o Lixo Mínimo.
O coordenador de articulação do projeto Município Verde, Itamar Borges, afirmou que São Caetano conseguirá cumprir todas as diretivas do Município Verde e conseguir a certificação. “A cidade já é referência em outras áreas. Fazendo um planejamento viável a longo prazo, São Caetano poderá oferecer mais qualidade de vida ambiental a seus moradores.”