Nos últimos dois anos, a porcentagem de pessoas que usa o Internet Explorer para navegar na internet baixou de 78,58%, em 2007, para 67,37%, no início de 2009. A perda de mercado aconteceu principalmente para o FireFox, navegador da Mozilla, que teve seu uso aumentado de 14,95% para 21,73%. As informações são da empresa norte-americana de estatísticas Net Applications.
Uma forte ameaça ao navegador da Microsoft tem sido o órgão executivo da União Europeia, que no final de fevereiro deste ano anunciou que planeja ordenar que a empresa coloque navegadores de concorrentes no Windows --sem que a Microsoft incorpore seu sistema operacional ao pacote.
Reprodução
No Internet Explorar 8, pesquisa e compartilhamento de informações poderão ser realizados a partir de um clique na palavra desejada
No Internet Explorar 8, pesquisa e compartilhamento de informações poderão ser realizados a partir de um clique na palavra desejada
É neste cenário que a Microsoft lança o Internet Explorer 8 (IE8), anunciando o programa como mais seguro e rápido que as versões anteriores.
"Por meio de pesquisas e dados enviados por milhões de usuários, percebemos que as pessoas desejam cada vez mais encontrar um navegador da web que seja seguro, veloz e fácil de utilizar", explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do Grupo de Serviços Online e Consumo da Microsoft Brasil, em nota divulgada à imprensa.
Segundo a empresa, o novo browser bloqueia de duas a quatro vezes mais ataques de programas "mal intencionados". O recurso usado para proteger o computador contra sites que possam instalar 'phishings' (furto de dados pessoais pela web) é o chamado filtro SmartScreen, que mostra ao usuário uma tela de aviso quando houver ameaças.
Para ajudar a manter a privacidade, o IE8 anuncia também o filtro Cross Site Scripting (XSS), que identifica ataques que possam roubar dados, como senhas ou números de contas bancárias.
Como resultado dessa proteção extra, a nova versão do programa evita que o histórico de navegação, os arquivos temporários e cookies sejam armazenados no computador, numa tentativa de manter a privacidade e os dados do internauta.
Aceleradores
Outro objetivo do IE8 é tornar a navegação mais rápida. Para isso, a Microsoft anunciou ter preparado o navegador para ser mais veloz que os concorrentes em 50% dos 25 maiores sites da web.
Na nova versão do programa, não será mais necessário copiar e colar uma palavra na caixa de busca. Com o "acelerador", quando o usuário ver a palavra desejada, poderá, a partir dela, fazer uma busca, mandar um e-mail ou compartilhar a informação com outra pessoa selecionando a expressão e clicando nela com o botão direito do mouse.
O Internet Explorer 8 está disponível para download (http://www.microsoft.com/brasil/ie8) em 25 idiomas.