O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta segunda-feira que a constatação de que o Brasil possui menos unidades de conservação do que países vizinhos será usada por ele para convencer o governo a investir ainda mais na proteção do meio ambiente nacional. Segundo Minc, existem alguns setores da administração que consideram exagerado o número de unidades de proteção ambiental em funcionamento no País.
Diante disso, o ministro considerou que pode ser útil a informação trazida na edição desta segunda-feira do jornal Folha de São Paulo de que o Brasil é um dos países que têm, proporcionalmente, menos territórios indígenas e áreas protegidas na Amazônia. "Esse dado vai servir muito, porque algumas áreas do governo estão dizendo que a gente já tem tantas unidades de conservação que não tem espaço pra mais nada", disse ele.
O ministro, no entanto, ressaltou que o Brasil possui metas para evitar o desmatamento na Amazônia. "O Brasil, ao contrário destes países, tem o Fundo Amazônico e tem plano de metas", afirmou o ministro durante cerimônia de aniversario dos 20 anos do Ibama.