O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou ontem, 30, em Santos, os termos de consignação dos canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTD) para a TV Tribuna e as demais emissoras da Cidade. A solenidade foi realizada às 16 horas, no Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, no Centro Histórico.
Uma outra cerimônia para marcar a estreia das transmissões digitais da TV Tribuna foi realizada às 19 horas, na sede da emissora, com a presença do ministro das Comunicações, do governador José Serra e de diretores do Sistema A Tribuna e da Rede Globo. O momento foi transmitido ao vivo, direto da sala de controle, durante o JT 2ª Edição.
O ministro das Comunicações afirmou que o valor dos conversores para a transmissão do sinal digital será reduzido, pois o Banco Naional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui uma linha de crédito específica para esta finalidade. "As empresas devem usar essa linha de financiamento. Esse é um incentivo do governo para popularizar a TV digital no Brasil", disse o ministro.
Hélio Costa declarou que a tecnologia japonesa implantada no Brasil para a transmissão digital permitirá uma revolução da comunicação no País. Segundo ele, o Brasil possui atualmente 52 milhões de aparelhos digitais. Quando todos os brasileiros estiverem com a tecnologia digital, a comunicação no País vai sofrer uma grande transformação.
O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, destacou a nova empreitada do Sistema A Tribuna de Comunicação (SAT). "Somos o maior grupo multimídia regional do Brasil. Temos uma emissora de TV, uma rádio e um jornal, todos em primeiro lugar, além de um jornal popular. E seremos pioneiros na transmissão do sinal digital na região. Estamos na frente, inclusive, de grandes capitais, como Fortaleza e Recife", afirmou.
Com o início da emissão do sinal digital para Santos, serão 15 as cidades brasileiras cobertas com a nova tecnologia ¬ que estreou no Brasil em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo. Na região, a TV Tribuna será a primeira emissora a digitalizar o sinal e transmitir imagens em alta definição, antecipando-se ao prazo estipulado pelo Ministério das Comunicações para o início nos municípios do interior: dezembro de 2013.
O sinal digital gratuito da TV aberta já está sendo transmitido em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e São José do Rio Preto (SP).
De acordo com os técnicos da TV Tribuna, após algumas adequações na infraestrutura da emissora, o sinal chegará a Guarujá, Cubatão e Praia Grande. Posteriormente o sinal será expandido para as demais cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Alguns locais em Praia Grande já estão recebendo o sinal digital. A equipe do jornal @HORA fez testes em vário locais da cidade com um notebook com adaptador para recepção de tv digital e, em todos os casos, obteve sucesso na conexão. Foram testados locais do Canto do Forte até a Mirim, próximo à prefeitura de Praia Grande. Novos locais serão testados durante a semana.
A M&M Santos, loja especializada em equipamentos de informática, já está vendendo o conversor digital no Shopping Litoral Plaza a R$299,00 para televisores de tubo e R$399,00 para tvs de LCD e Plasma.
MAIS MODERNO
O padrão adotado no Brasil, diferentemente dos padrões americano e europeu, permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis e móveis, sem tarifação. Uma das poucas diferenças do padrão brasileiro em relação ao japonês é a compressão. No Brasil, será adotado o MPEG-4 para todos os sinais, que é mais eficiente que o MPEG-2.
O novo modelo mantém as características da televisão brasileira: aberta e gratuita. Isso foi possível pela escolha do padrão japonês, sem a cobrança de royalties.
O sinal de TV digital também pode ser recebido em aparelhos portáteis e em movimento, como em uma tela do telefone celular, sem pagar por isso.
PROGRAMAÇÃO
A TV Tribuna, ontem, exibiu a novela Caminho das Índias e o filme Carga Explosiva 2, em alta definição. Nos intervalos, a emissora veiculou material institucional no mesmo formato.
O Rota do Sol será o primeiro programa regional totalmente captado e transmitido em alta definição. As imagens foram gravadas em cidades do Peru e resultaram em quatro programas, cada um com 45 minutos de duração. A primeira atração vai ao ar no dia 4, a partir das 11h30.
O telespectador saberá que está assistindo a um programa transmitido em alta definição por meio de um selo, semelhante ao de classificação indicativa, que ficará na tela até o final do programa.
Tire suas dúvidas
O que é TV Digital?
É uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará melhor qualidade de imagem e som. Uma série de novos benefícios também serão percebidos, como assistir televisão em deslocamento e, futuramente, interagir com os programas. E o que é melhor: tudo gratuito.
O que muda com as transmissões digitais?
Com a TV Digital, você irá receber o sinal da TV Tribuna em sua casa sem chuviscos, fantasmas, interferências, chiados e cores borradas, que costumam aparecer na sua telinha.
Como faço para ver Full HD?
Para ver as imagens em alta definição você precisará também de um televisor com a capacidade de exibir a alta definição: LCD, plasma ou um aparelho que disponha de 1.080 linhas e 1.920 colunas (consulte primeiro o manual).
Alguns televisores digitais vêm com o conversor embutido, também chamados de "televisores digitais integrados". Um sistema que dispensa o uso de conversores externos (pergunte ao vendedor).
O que é preciso para ver a TV Tribuna Digital?
1. Saber se a sua cidade está coberta pelo sinal UHF TV Digital. As transmissões em teste da TV Tribuna Digital começarão em breve, chegando em definitivo ainda este ano.
2. Adquirir um conversor digital que vai receber a transmissão da TV Tribuna Digital em UHF e enviá-la para o televisor. Esse conversor também está sendo chamado de "caixinha conversora" e "set-top-box", que é o nome em Inglês. Sua função é receber o sinal digital enviado pela TV Tribuna e convertê-lo para sua TV.
3. Ligar uma antena UHF no set-top-box, conectando a saída em sua TV.
Preciso trocar meu televisor antigo por uma TV de plasma ou de LCD?
Não. Qualquer televisor de tubo, até mesmo um modesto 14 polegadas, recebe o sinal da TV Tribuna Digital, desde que tenha a entrada de áudio e vídeo ligada em um set-top-box. A diferença é que num aparelho moderno a imagem será melhor, com mais resolução e definição.
Quem não tiver TV Digital vai ficar sem televisão?
Não. A TV comum, ou analógica, funcionará normalmente até 29 de junho de 2016. Esse é o prazo previsto pelo Governo para fazer a troca definitiva do sistema analógico para o digital em todo o País.
Quem tem TV a cabo ou por satélite também precisa de conversor?
Sim. E além dele, precisa ainda de antena UHF para receber o sinal da TV Tribuna Digital. Com isso, o assinante continua recebendo a transmissão da TV paga normalmente pelo decodificador da operadora, ao passo que os sinais da TV Tribuna Digital chega gratuitamente até o conversor.
Toda TV Digital é de alta definição?
Não. A transmissão poderá ser digital com definição-padrão, semelhante às analógicas, mas sempre sem fantasmas, chuviscos ou ruídos.
Como vou saber o canal da TV Tribuna Digital?
O conversor fará este trabalho pra você. É só sintonizar o canal digital no mesmo número do atual canal analógico da TV Tribuna = canal 18. Automaticamente o set-top Box sintonizará as transmissões digitais.
O que é Full HD?
É um termo traduzido do Inglês "full high definition" e quer dizer que a resolução é completamente em alta definição, com máxima qualidade do sinal digital atual que são 1.080 linhas.
Para outras informações sobre a TV Digital acesse nossa galeria de vídeos em http://www.tvtribuna.com/videos, onde estão todas as reportagens sobre o assunto feitas pela nossa equipe de jornalismo, ou o site http://www.tvtribuna.com/tvdigital. Com informações de TvTribuna.com e A Tribuna Online.