Único time garantido na semifinal do Campeonato Paulista, o Palmeiras desperdiçou nova chance de assegurar a liderança da primeira fase do Estadual na noite desta terça-feira. Depois de ser derrotado pelo rival São Paulo no último final de semana e ver cair a sua série invicta na competição, a equipe alviverde não saiu do empate por 1 a 1 com o Oeste no Estádio Ideonor Picardi Semeghini, em Itápolis.
» Veja fotos de Oeste x Palmeiras
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o empate em Itápolis
Com 41 pontos e ainda ameaçado de perder a liderança para o São Paulo, o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo adiou a decisão do primeiro lugar para a última rodada da fase inicial, quando enfrenta o Botafogo no Palestra Itália, no próximo domingo. Desta forma, o time não consegue a folga que sonhava para se dedicar exclusivamente à partida do dia 8, data em que encara o Sport na Ilha do Retiro, para se manter vivo na Libertadores da América.
No entanto, o Palmeiras ainda pode garantir a ponta e o direito de jogar por dois empates e decidir em seus domínios na próximas fases mesmo que volte a fracassar diante do time de Ribeirão Preto. Com vantagem de cinco pontos para o time do Morumbi, a equipe alviverde torce por tropeços de seu principal perseguidor para assegurar a liderança definitiva ainda na 18ª rodada.
Em queda de rendimento, o Palmeiras somou apenas cinco pontos nos últimos 12 disputados e já começa a preocupar o seu torcedor no encerramento da primeira etapa do Paulista. Além disto, seu maior destaque até o momento, o atacante Keirrison, chegou a sua terceira partida seguida sem marcar, o que já representa o maior jejum desde que chegou ao Palestra Itália.
Com 12 gols marcados no Estadual, novamente o artilheiro não teve boa atuação, assim como aconteceu contra o São Paulo. Pouco acionado, o camisa nove apareceu pouco, mas nas raras chances claras que teve, no início e no fim do jogo, parou na presneça do goleiro Weverton. Aos 3min, de frente para o rival, o palmeirense chutou em cima do oponente. Já aos 47min da etapa final, o goleador teve outra oportunidade dentro da área, mas viu grande intervenção do adversário, que evitou a virada nos acréscimos.
A falta de criatividade palmeirense foi castigada aos 7min do segundo tempo, quando Ney Paraíba deu bom passe para Ademar, que entrou na área e bateu forte para vencer Marcos e confirmar o melhor momento do Oeste na partida. Somente após as entradas de Lenny, Evandro e Marquinhos, nas vagas de Marcão, Sandro Silva e Jumar, o Palmeiras mostrou melhor futebol e passou a buscar o empate com mais insistência. Desta forma, aos 25min, Cleiton Xavier levantou para a área em cobrança de falta e Maurício Ramos desviou de cabeça para igualar o marcador e impedir a vitória do Oeste, que vai aos 17 pontos e segue ameaçado de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA:
OESTE 1 x 1 PALMEIRAS
Gols
Oeste: Ademar, aos 7min do 2º tempo
Palmeiras: Maurício Ramos, aos 25min do 2º tempo
Pontos Fortes do Oeste
Atuação do goleiro Weverton, que evitou a virada do Palmeiras
Ponto Forte do Palmeiras
Poder de reação no segundo tempo, quando teve mais movimentação após as entradas de Lenny, Evandro e Marquinhos e chegou ao gol de empate
Ponto Fraco do Oeste
Fraca atuação do ataque, que pouco criou e não soube explorar os contra-ataques para matar a partida
Pontos Fracos do Palmeiras
Fraca atuação do setor de criação e falhas de pontaria do atacante Keirrison, que teve duas chances para marcar, mas passou em branco pela terceira vez seguida
Personagem do jogo
Weverton, goleiro do Oeste
Esquema Tático do Oeste
4-4-2
Weverton; Dede, Dezinho, Adriano e Ademar; Dias (Leandro Mello), Luciano Santos, Glaydson e Bruno (Caíque); Luizinho (Leandro Love) e Ney Paraíba; técnico: João Ricardo
Esquema Tático do Palmeiras
3-5-2
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Lenny); Sandro Silva (Evandro), Jumar (Marquinhos), Pierre, Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison; técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões Amarelos
Oeste: Dias e Ademar
Palmeiras: Pierre, Maurício Ramos, Diego Souza e Cleiton Xavier
Árbitro
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Local:
Estádio Ideonor Picardi Semeghini, em Itápolis (SP)