A Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo fará neste sábado (04/4), o cadastramento de crianças que necessitam de vagas em creches do município. O objetivo da ação é fazer um levantamento completo de toda a demanda existente nos bairros da cidade para a construção de novas unidades, atingindo uma das principais metas da nova administração: zerar o déficit de vagas no município.
Funcionários da Prefeitura estarão em todas as escolas municipais e creches cadastradas da rede de ensino para auxiliar no processo de inscrição. Outros seis Centros de Atendimento à Criança e Juventude (CACJ), espaços da Fundação Criança, também funcionarão como locais de inscrição. Os cadastros poderão ser feitos durante todo o dia, das 7h às 18h. "Vale lembrar que não faremos inscrição por ordem de chegada. Vamos cadastrar todo mundo, ao longo do dia", afirmou a secretária de Educação.
Devem ser cadastradas apenas as crianças de 0 a 3 anos que ainda não têm cadastro e de 4 a 6 anos que não conseguiram vaga ou ainda não foram registradas pelo município. "Quem já está na escola não precisa comparecer, pois já tem lugar garantido", disse a secretária. Na ocasião, parentes ou responsáveis devem levar a certidão de nascimento e carteira de vacinação das crianças.
Após o cadastramento, a secretaria fará a tabulação dos dados coletados e, em seguida, apresentará um cronograma de trabalho para a construção de novas creches. "Devemos começar a construir as novas unidades ainda neste ano", assegurou a secretária. A instalação das novas escolas também será feita de acordo com a necessidade local, evitando que pais tenham que se deslocar em longas distâncias para levar seus filhos até as creches.
Hoje, há cerca de 2.300 crianças registradas pela Prefeitura. Após o período de inscrição, a previsão é que outras 5 mil estejam no banco de dados da Secretaria de Educação. "Queremos saber quem precisa de escola e ainda não conseguiu. Infelizmente, não temos esses dados", afirmou a secretária Educação. A população poderá obter mais informações pelo telefone 4336-7805.