Onda Limpa na Praia Grande

 

Litoral - 23/03/2009 - 19:27:11

 

Onda Limpa na Praia Grande

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

No dia 23/03 terá início, às 8h, o processo de transporte das tramas que compõem o terceiro emissário submarino de Praia Grande. Serão 1,1 mil metros transportados por rebocadores e catraias. A operação será visível na altura da Ponte Pênsil. O transporte fluvial começa na fábrica Brastubo e na Ilha Porchat às 11h. A partir deste horário, até as 16h, começa o transporte marítimo até Praia Grande. No dia 24, terá início a imersão das tramas, prevista para ocorrer entre 5h e 14h. O horário pode sofrer variação, pois depende das condições meteorológicas e da maré.

O emissário é parte do Programa Onda Limpa, realizado pelo Governo do Estado por meio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para melhorar a coleta e o tratamento de esgotos na Baixada Santista.

O equipamento da Praia Grande, com cerca de um metro de diâmetro, terá 4,65 km de extensão, sendo 3,3 km submersos e 1,35 km em terra. O lançamento dos esgotos pré-tratados será feito a uma profundidade de 12,7 m, representando expressivo avanço para a saúde pública e o turismo no município.

Onda Limpa em Praia Grande – Além do emissário submarino, o programa Onda Limpa está implantando 171 km de redes coletoras e coletores-troncos, mais de 28 mil ligações domiciliares e 14 estações elevatórias de esgoto. O programa garantirá melhores condições para a saúde pública e mais qualidade de vida à população da Baixada Santista. A meta é elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto dos atuais 53% para 95% até 2011. As fontes de financiamento são a Japan International Cooperation Agency, BNDES e contrapartida da Sabesp.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo