A Avenida Presidente Kennedy, uma das principais de Praia Grande, está passando por remodelação. A mais importante obra viária dos primeiros 100 dias de governo é destacada pelo secretário de Trânsito e Transportes (Setransp), João Carlos Moreno Gallego, que também ressalta neste período os avanços na Operação Onda Verde.
Segundo Gallego, a obra trará mobilidade e segurança. “Motoristas serão beneficiados com duplicação das faixas de rolamento em ambos os sentidos, melhor sinalização e bolsões para estacionamento e parada de ônibus”, explica. “Essas medidas visam organizar o trânsito e com isso diminuir as chances de acidentes”.
Para isso, pedestres e ciclistas também usufruirão das melhorias. “Além da preocupação com os ciclistas, com a instalação de ciclovias por toda a via, zelamos pelos pedestres. Por isso há sinalização em toda a via. Também pensamos na acessibilidade, nas calçadas há podo tátil e rampas”, diz.
Já foram readequados trechos dos Bairros Boqueirão, Guilhermina e Aviação; e Mirim, da Rua Gilberto Foud Beck a Avenida dos Sindicados. A próxima etapa compreenderá do Aviação ao Tupi, somando o trecho piloto, que será incluído nos moldes do projeto atual.
Sinalização - Nos trechos remodelados, a via já conta com nova sinalização. Dois novos semáforos foram instalados nos cruzamentos com as avenidas São Paulo (Boqueirão) e Guilhermina (bairro de mesmo nome). Os faróis substituem a sinalização antiga no local. A medida visa padronização da via e, principalmente, economia de energia, que pode chegar até 90%. Os novos semáforos são sincronizados, para melhorar a fluência do trânsito.
A economia se deve às lâmpadas LED, utilizadas nos semáforos em substituição das comuns, que garantem 90% de economia energia, em comparação ao modelo antigo.
Onda Verde - Outra ação destaque foi a Operação Onda Verde. A edição realizada no carnaval, por exemplo, foi considerada a melhor dos últimos quatro anos. Os cerca de 550 mil turistas que deixaram Praia Grande depois do feriado enfrentaram em média 6 horas e meia de congestionamentos na Avenida Ayrton Senna, saída da Cidade. O número foi aproximadamente 50% menor do que no ano passado, quando a média foi de 12 horas.
Os dados revelaram que, assim como no ano passado, ocorreram quatro dias de congestionamentos na saída da Cidade, desde o domingo até a quarta-feira de Cinzas. “Somando, chegamos a 26 horas este ano contra as 48 horas do ano passado. Esta queda nos faz chegar a conclusão de que esta foi a melhor edição da operação”, analisa o secretário.
A Onda Verde contou com a sincronização dos semáforos, tanto da Avenida Ayrton Senna, da Rodovia dos Imigrantes em São Vicente. Funcionou em conjunto com a Operação Verão, que realizou o fechamento da faixa Sul (Boqueirão-Solemar) da Via Expressa Sul, para instalação de tendas de atendimento médico gratuito e banheiros químicos. A mesma faixa pôde ser utilizada por veículos oficiais como ambulâncias e viaturas policiais.