A formatura dos cerca de 300 jovens da primeira fase do Programa Turma Cidadã ocorreu na manhã de terça-feira (19/5) no Teatro Cacilda Becker, no Paço Municipal. Além dos formandos, participaram do evento educadores, instrutores, o comandante da Guarda Civil Municipal e o presidente da Fundação Criança.
O Turma Cidadã é um programa da Prefeitura de São Bernardo do Campo que confere bolsas para jovens carentes durante o ano de alistamento militar. Em sua primeira fase, que começou em 1º de abril, os participantes assistiram palestras sobre diversos temas: educação para o trânsito, cidadania e direitos humanos, higiene e saúde e educação ambiental, entre outras. Na formatura, por meio de encenações teatrais, apresentações musicais ou simplesmente falando, os jovens mostraram um pouco do que foi aprendido.
Na segunda fase, que começa em 25 de maio, os jovens terão três meses de cursos técnico-profissionalizantes, o que significa uma mudança em relação ao ano passado, quando o curso durava apenas 30 dias. Entre os cursos oferecidos estão Mecânica de Autos (o mais procurado), Elétrica de Autos, Telemarketing e Informática - Manutenção de Computadores.
O coordenador do Turma Cidadã disse que a mudança no currículo reflete uma alteração no conceito norteador do projeto. "A ideia do programa esse ano é profissionalizar ao máximo e encaminhar esses jovens ao mercado de trabalho". Ainda segundo o coordenador, a aceitação da nova filosofia por parte dos jovens tem sido boa.
O caráter profissionalizante do projeto continua em sua terceira fase, que tem duração de sete meses, quando os jovens serão enviados para vários setores da Prefeitura de modo a exercitar efetivamente o que foi aprendido durante os cursos técnico-profissionalizantes.
O comandante a Guarda Civil Municipal afirma que a formatura é importante para os jovens, pois representa um ponto de virada para o Turma Cidadã. "Essa turma é a precursora e a partir do ano que vem a ideia é tornar o projeto efetivamente profissionalizante". A Prefeitura quer estreitar o contato com sindicatos, associações comerciais e federações de indústrias, para facilitar ainda mais o ingresso profissional dos jovens no mercado de trabalho.