Air France substitui sensores de velocidade em aviões Airbus

 

Nacional - 06/06/2009 - 23:42:55

 

Air France substitui sensores de velocidade em aviões Airbus

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Air France divulgou um memorando aos seus pilotos nesta sexta-feira sobre o vôo AF 447, que transportava 228 pessoas e caiu no Oceano Atlântico após partir do Rio de Janeiro em direção a Paris. No documento, a companhia informa que está substituindo os instrumentos que ajudam a medir a velocidade aérea nos seus jatos de médio e longo curso.

Investigadores focam nas leituras incorretas da velocidade como um fator potencial para a queda da aeronave. Com a discordância entre o Brasil e a França sobre se as peças dos jato foram encontradas no Atlântico, investigadores usam as últimas mensagens enviadas pelo avião para determinar a causa e tentar evitar futuros desastres.

A Air France se recusou a comentar o memorando obtido pela Associated Press, alegando que o texto é apenas para pilotos.

A Airbus disse que o problema faz parte da investigação do acidente. O Escritório de Investigação e Análise da França disse que responderá todas as questões em uma entrevista coletiva, no sábado.

O memorando enviado informa que substitui os instrumentos e os trabalhos serão concluídos nas próximas semanas. O documento não informa quando a substituição foi iniciada.

As caixas pretas do avião podem estar a milhares de metros sob a superfície e os investigadores procuram pistas nas mensagens enviadas pelos computadores da aeronave, antes do desaparecimento. Uma teoria é de que as sondas que alimentam os sensores de velocidade podem ter congelado, dando a informação incorreta aos computadores do avião. O piloto-automático pode, então, direcionado o avião a voar rápido ou lento demais quando encontrou a turbulência em decorrência da tempestade.

Na quinta-feira, a Airbus mandou uma nota para as companhias aéreas, lembrando de como utilizar o A330 em condições semelhantes. O memorando da Air France aponta uma série de ações para reduzir os riscos da perda de informações sobre a velocidade, reforçado pela "melhora dos modelos de pitots (que medem a velocidade do avião) nos Airbus".

"Neste caso, está em curso um programa de substituição de pitots com novos modelos", diz o memorando. "Deve ser completado nas próximas semanas".

Os pitots são tubos de metal em forma de L - com cerca de 20 cm - colocados na asa ou na fuselagem do avião. A pressão do ar que entra no tubo faz os sensores a medir a velocidade e o ângulo do vôo, além de transmitir informações sobre a temperatura exterior. Eles são aquecidos para prevenir o congelamento.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

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