O atual presidente regional do PTdoB, Sivaldo Abílio de Oliveira, foi preso na manhã desta sexta-feira em uma operação que capturou ainda outras três pessoas na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, o grupo é responsável por desviar cerca de R$ 40 milhões dos cofres públicos da cidade.
Oliveira é ex-presidente da empresa Campos Luz, reponsável pela manutenção da iluminação da cidade. Também foram presos o Janaína Velasco de Oliveira, 36 anos, filha de Oliveira, Altair Peçanha Rangel, 52 anos, e Italamei Barroso Falcão, 39 anos, todos eles ex-funcionários da empresa Campos Luz. Os quatro foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade de documentos públicos e particulares e falsidade ideológica.
O presidente do PTdoB teria participado do suposto esquema enquanto presidia a Campos Luz. Outras nove empresas, que, segundo a polícia, atuavam como fantasmas e envolvidas em superfaturamento de obras, foram lacradas pela polícia.
Essas empresas eram contratadas sem licitação ou uma justificativa legal de dispensa, para trocar postes, lâmpadas, braços metálicos e outras peças, mas os serviços não eram realizados.
Na ação foram apreendidos 23 veículos, sendo nove caminhões de grande porte, 11 carros, duas motos, um trator, além de cinco armas, munições, dois cofres, notebooks, cerca de 20 computadores, 50 aparelhos celulares, além de eletrodomésticos, dinheiro e jóias.
O presidente do partido no Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Cordeiro, disse que Oliveira lidera o PTdoB em Campos dos Goytacazes há 12 anos e tem as contas aprovadas. O partido só irá se pronunciar sobre o caso após ter acesso ao processo.