O licenciamento de 1,150 milhão de veículos nos primeiros cinco meses deste ano ano mostra vendas quase idênticas às do mesmo período do ano passado – 1,151 milhão de unidades –, com queda de apenas 0,1%. Os dados foram apresentados no último dia 4 pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, ressaltou que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a melhora no crédito ocorrida a partir de abril possibilitaram o resultado. “Estamos no mesmo ritmo, considerando que 2008 foi o melhor ano da história”, avaliou.
Schneider acredita que o fim da redução do IPI na venda de veículos novos, previsto para o próximo dia 30, levará à antecipação das vendas neste mês. Consequentemente, ele estimou que haverá queda no número de unidades comercializadas em julho. ”Temos nossas preocupações referentes a isso [fim do IPI reduzido]. E temos que esperar para ver qual vai ser a contundência desse fato a partir de julho e as suas consequências para o nosso mercado e para a produção destinada a esse mercado.”
Segundo o presidente da Anfavea, não está havendo negociação com o governo federal para pedir uma prorrogação do benefício fiscal.