Ocorreu na última quinta-feira, dia 4, na Assembléia Legislativa, a votação do projeto da Lei Específica da Bacia da Billings. Como prometido pelo deputado estadual Orlando Morando, a lei foi votada e aprovada na semana em que se comemora o dia internacional do meio ambiente.
Em seu discurso, Orlando Morando, disse que esse é um momento muito importante e histórico para todos os moradores que há anos lutam por essa batalha. Agradeceu o governador do Estado de São Paulo, José Serra, pela sua coragem e determinação para aprovar essa lei. Também fez questão de agradecer aos vereadores, lideranças comunitárias, ministério público, ao ex-prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib e aos prefeitos de São Caetano do Sul, José Auricchio; de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira e de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi.
A história da vida pública do deputado se mistura com esse projeto de lei desde a época em que ele era vereador. Naquela época ele lutava para aprovar um plano emergencial, que levaria água encanada e energia elétrica para as pessoas que moravam nas áreas de mananciais. Agora a luta é por outro projeto e hoje ele está sendo concretizado.
Não podemos esquecer a importância que teve o Seminário Manancial Legal, organizado por Orlando Morando e também das três audiências públicas. Foi no seminário que os secretários perceberam que não iria adiantar aprovar a lei sem que fossem mudados alguns pontos, como a questão do tamanho dos lotes.
Orlando Morando disse que a emenda aglutinativa veio para aprimorar o projeto que não contemplava, por exemplo, a regularização dos lotes menores do que 125m². “A lei não é apenas para quem mora nas áreas de mananciais, mas também para preservar a nossa represa”, finalizou Orlando Morando.