A divulgação da Lei Antifumo ganhou um reforço inédito na quinta-feira, 6. Na véspera da lei entrar em vigor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, fechou uma parceria com as quatro principais operadoras de telefonia móvel que atuam em São Paulo para alertar a população sobre o início da mudança. A partir de hoje, 7, Vivo, Tim, Oi e Claro vão disparar mensagens de texto (torpedos) de cunho educacional sobre a nova lei para todos os seus clientes. A expectativa é atingir mais de 25 milhões de usuários de telefone celular nos próximos dias.
A iniciativa é mais uma forma encontrada pela Secretaria de Comunicação para divulgar a Lei Antifumo. Além das mensagens de texto, a pasta tem veiculado propaganda nas principais emissoras de rádio e televisão. Outra ação foi criar um site na internet para tirar as dúvidas da população (http://www.leiantifumo.sp.gov.br). A Secom também instalou ampulhetas com três metros de altura em quatro cidades do Estado – Campinas, Ribeirão Preto, Santos e a capital – com contagem regressiva até a entrada em vigor da lei.
As operadoras de celular não vão cobrar a divulgação feita por torpedos. “Esta é uma enorme ação de responsabilidade social por parte das operadoras, que decidiram apoiar a lei ajudando na sua divulgação maciça”, comenta o secretário de Comunicação do Governo de São Paulo, Bruno Caetano, que coordena a campanha.
Sobre a lei
A partir da meia-noite de hoje fica proibido fumar em ambientes como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidos. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. A nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, nas vias públicas e em áreas ao ar livre.