Se engana quem pensa que são apenas eles, os fumantes, que torcem o nariz para a Lei Antifumo, que está valendo desde a 0h de sexta-feira. Muitos donos de bares, restaurantes e casas noturnas também lamentam a restrição, temendo perda de receita com uma eventual diminuição na frequência dos fumantes em seus estabelecimentos. Será? Bom, alguns não quiseram pagar para ver, ou melhor, pagaram para não ver.
Estabelecimentos investiram em reformas, contingente, ou estrutura pensando na melhor adaptação possível de suas casas às novas restrições. Um chegou a banir o cigarro de suas dependências.
"Durante as obras da nova casa, alteramos o projeto para a inserção das adequações. A vantagem foi que conseguimos criar um lugar maior e mais apropriado para os fumantes", disse Felipe Bellim, um dos sócios do Rey Castro, casa noturna da Vila Olímpia, que no dia 11 de agosto inaugura sua filial em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.
Mas houve também quem promovesse mudanças menores, acreditando no fracasso da Lei. "Descartamos uma mudança radical porque ainda temos esperanças de que essa Lei não irá vingar", disse Marco Chiappini, um dos donos do Tapas Club, casa noturna da região central de São Paulo.
Veja o que mudou em alguns estabelecimentos do Estado.
>> SÃO PAULO
Café de La Musique
Avenida Juscelino Kubitschek, 1400, Vila Olímpia
Tel: (11) 3079-5588
O que mudou: Foi construída uma área externa, cercada com grades, para fumantes. Só entra ali quem for fumar. Acompanhantes estão proibidos e ninguém pode levar bebidas.
Clube Glória
Rua 13 de Maio, 830, Bela Vista
Tel: (11) 3287-3700
O que mudou: Estudou-se fazer pulseirinhas, mas os donos acharam que isso não funcionaria lá. Sem área para fumantes, a única solução é a calçada. Contudo, no Glória, o cliente deve quitar sua conta antes, só assim poderá deixar a casa para fumar. Contudo, ele poderá voltar em seguida isento de entrada.
D-Edge
Alameda Olga, 170, Barra Funda
Tel: (11) 3667-8334
O que mudou: Mais radical, o clube fará revista nos clientes e ninguém poderá entrar com cigarros na casa. Os exemplares encontrados serão guardados e entregues na saída. O clube vai contratar mais cinco seguranças para viabilizar esta força-tarefa, além de colocar avisos visíveis ao público alertando sobre a proibição. Quem desrespeitar o aviso não entra de novo na casa.
Disco
Rua Atílio Inocennti, 160, Itaim
Tel: (11) 3078-0404
O que mudou: A planta da casa, na parte baixa de um prédio, não permite qualquer reforma. Como a entrada e saída de pessoas são pela mesma porta, descartou-se o sistema de saída com posterior retorno. Quem sair volta apenas se pagar de novo e quem entrar não fuma. Seguranças ficarão postados em pontos estratégicos da casa para orientarem os clientes que acenderem o cigarro.
Sonique Bar
Rua Bela Cintra, 461, Consolação
Tel: (11) 2628-8707
O que mudou: O Sonique, por ser um bar, oferece a simples opção de o cliente sair para fumar na calçada e retornar quando quiser. Contudo, nos dias em que a casa cobrar entrada, não será permitida a saída ¿ a menos que o cliente esteja disposto a pagar de novo por seu ingresso à casa.
Tapas Club
Rua Augusta, 1246
Tel: (11) 2574-1444
O que mudou: Já na entrada haverá uma divisão entre fumantes e não fumantes. Os fumantes pagam entrada no ato e recebem um carimbo na mão, visível apenas na luz negra. O sinal lhe dá livre acesso na casa. Segundo os sócios, os custos com equipamentos e contratação de dois funcionários serão de R$ 1,5 mil por mês.
Vegas Club
Rua Augusta, 765, Centro
Tel: (11) 3231-3705
O que mudou: O clube se adequou completamente à Lei. Por meio de uma pulseira entregue às pessoas que quiserem fumar, os seguranças da casa vão liberar, em pequenos grupos, as pessoas para fumar na calçada. Munidas do acessório, elas poderão voltar à casa, findo o cigarro, sem pagar novamente pela entrada.
>> CAMPINAS
Cartum Fun N'Arts
Avenida Antônio Carlos Couto de Barros, 1161, Vila Bourbom
Tel: (19) 3258-5752
O que mudou: Há uma área aberta dentro da casa onde os clientes poderão fumar. Avisos sobre a proibição do cigarro estão espalhados pelo estabelecimento e os seguranças farão rondas frequentes para impedir que algum desavisado fume em local proibido.
>> RIBEIRÃO PRETO
Slave Club
Rua Sete de Setembro, 1350, Boulevard
Tel: (16) 3021.5533
O que mudou: A casa já tinha uma área externa, aberta, onde funcionava o american bar. Somente ali será permitido fumar. Além disso, haverá placas em todo o estabelecimento e todos os funcionários e seguranças policiarão e pedirão aos clientes para fumarem apenas na área externa.
>> SÃO BERNARDO DO CAMPO (ABC)
Rey Castro
Avenida Antártico, 90, Jardim do Mar
Tel: (11) 3842-5279
O que mudou: A filial do Rey Castro em São Bernardo é nova, e inaugura no dia 11 de agosto. Contudo, somente as adaptações para a Lei Antifumo geraram um custo de cerca de R$ 35 mil. Haverá um espaço na calçada dedicado especialmente aos fumantes, com capacidade para aproximadamente 20 pessoas, ambiente decorado e serviço de atendimento.