Apesar de contar com o fim de um longo jejum de gols do artilheiro Kléber Pereira na Vila Belmiro e abrir boa vantagem no placar, o Santos voltou a decepcionar seus torcedores na noite deste sábado ao ceder o empate por 2 a 2 à sensação Avaí, que completou oito jogos sem derrotas, a maior marca invicta entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com campanha surpreendente, a equipe catarinense acumula seis triunfos (Santo André, Vitória, Atlético-PR, Grêmio, Sport e Goiás) e dois empates (Santos e Corinthians), arrancada que o levou aos 27 pontos e ao quinto lugar próvisório na classificação, deixando o São Paulo um posto atrás.
Já o Santos, que viu o fim de uma série incômoda de quase três meses de Kléber Pereira diante de seu torcedor, teve interrompida a sua reação e volta a desperdiçar pontos após duas vitórias consecutivas (Coritiba e Náutico). Agora, soma 24 pontos e se mantém afastado da briga para integrar o grupo dos quatro primeiros, que garantem vaga na próxima edição da Libertadores.
Em ritmo forte, o Santos envolveu os visitantes desde o apito inicial e não demorou para balançar as redes de Eduardo Martini. Em boa assistência de Paulo Henrique Lima, Madson invadiu a área e finalizou de perna direita para o gol. Já no segundo tempo, aos 7min, Kléber Pereira encerrou longo jejum ao receber passe de Léo e estufar as redes catarinenses.
No entanto, a vantagem construído pelo time alvinegro foi destruída no intervalo de apenas três minutos. Aos 21min, o ex-santista Willian foi acionado por Muriqui e venceu Felipe com um chute de perna esquerda. Sem dar tempo para os mandantes respirarem, aos 24min, o zagueiro Emerson aproveitou confusão na área santista e só empurrou para o fundo do gol para empatar o duelo.
FICHA TÉCNICA
Santos 2 x 2 Avaí
Gols
Santos: Madson, aos 9min do 1º tempo, e Kléber Pereira, aos 7min do 2º tempo
Avaí: Willian, aos 21min, e Emerson, aos 24min do 2º tempo
Ponto Forte do Santos
- Forte ritmo de jogo no início das duas etapas, períodos em que pressionou, criou boas chances e conseguiu os gols
Ponto Forte do Avaí
- Poder de reação da equipe catarinense, que não se desesperou mesmo após os gols e saiu com um ponto importante
Ponto Fraco do Santos
- Vacilo defensivo em um intervalo de quatro minutos, quando viu a vantagem de dois gols virar um decepcionante empate
Ponto Fraco do Avaí
- Espaços deixados no meio campo, sempre bem aproveitados pela dupla Madson e Paulo Henrique Lima
Personagem do jogo
William, do Avaí, que mesmo vaiado pelos torcedores santistas em sua volta à Vila Belmiro, deixou a sua marca contra o ex-clube
Esquema Tático do Santos
4-5-1
Felipe; Pará, Fabão, Eli Sabiá e Léo; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano (Felipe Azevedo (Tiago Luís)), Paulo Henrique Lima (Neymar) e Madson; Kléber Pereira; técnico: Vanderlei Luxemburgo
Esquema Tático do Avaí
3-5-2
Eduardo Martini; Rafael, Emerson e Augusto; Luís Ricardo, Marcos Winicius, Léo Gago, Marquinhos (Anderson) e Eltinho; Muriqui e Willian (Caio); técnico: Silas
Cartões Amarelos
Santos: Madson e Rodrigo Mancha
Avaí: Augusto, Willian, Léo Gago e Rafael
Árbitro
Wallace Nascimento Valente (ES)
Público
12.074 pagantes
Renda
R$ 201.840,00
Local
Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)