Decidida a conquistar a liderança na audiência, a Rede Record estreia no próximo domingo (30), às 20h, o Programa do Gugu. Para tanto, a emissora fez investimentos bastante pesados.
Para tirar o apresentador do SBT, onde ele passou os últimos 28 anos, especula-se que os executivos tenham botado a mão no bolso e estariam pagando um salário de aproximadamente R$ 3 milhões por mês para ele.
O contrato é tido, no mercado, como o mais alto assinado por um artista da TV brasileira e deve render para o apresentador, entre salários e ações comerciais, valores na faixa de R$ 300 milhões durante os oito anos de duração.
Além disso, a emissora disponibilizou um jatinho para deslocamentos no Brasil e investiu na construção do maior cenário já visto nos estúdios da sede da emissora em São Paulo.
Montado em um palco especial que tem design dinâmico e mutável, o cenário será quase todo revestido de painéis de LEDs, a mesma tecnologia usada nos shows da cantora Madonna. "O novo cenário é supermoderno, cheio de novos recursos que vão se adequar a cada uma das atrações do programa. Vai surpreender", disse Gugu.
A casa será outra, mas antigos sucessos do programa Domingo Legal continuam no repertório do apresentador. Reforma de casas, realização de sonhos, pagamento de dívidas e outras formas de assistencialismo televisivo vão junto com Gugu do SBT para a Record. "O Gugu na Record é o mesmo de sempre, apresentando quadros que mexem com a esperança e a imaginação do telespectador", afirmou o apresentador.
E foi justamente a reforma de uma casa que provocou a primeira grande polêmica envolvendo o apresentador na nova emissora. Segundo denúncias feitas pela imprensa, os produtores levados por Gugu para a Record teriam carregado com eles as cartas enviadas para a produção do Domingo Legal, que seriam, em tese, propriedades do SBT.
Apesar de ter aceitado e liberado a ida de Gugu para a Record antes do fim do contrato, que só venceria em 2010, Silvio Santos deu sinais de não ter ficado nada contente com a perda de seu pupilo. Em represália, o empresário teria iniciado uma guerra contra a Record.
Não à toa, Silvio Santos levou para o SBT os apresentadores Roberto Justus e Eliana, o jornalista Roberto Cabrini, o principal autor do núcleo de dramaturgia da Record, Tiago Santiago, e até o biólogo Richard Rasmussen, que comandava o quadro Selvagem ao Extremo nas noites de domingo da Record.
Agora especula-se que o próximo convite de Silvio Santos será feito para a atriz símbolo da retomada das novelas da Record, Bianca Rinaldi.
Durante o período que passou entre a saída do SBT e a estreia que se aproxima, Gugu tentou ao máximo manter um estilo mais reservado, aproveitou para passear com a família pelas Bahamas e só apareceu na tela da Record para divulgar o grande finalista do reality show A Fazenda. Para o primeiro programa, Gugu viajou até Nova York, onde entrevistou os integrantes do Blue Man Group.
No SBT, disputas diretas com o ex-colega foram evitadas. O programa Oito & Meia no Cinema, com o filme hollywoodiano A Senha, vai entrar na mesma faixa de horário que Gugu. Só depois do filme é que o programa do ex-patrão de Gugu entrará no ar.