O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) classificou, em um texto publicado em seu blog, como "censura" e "medo de internet" as restrições impostas aos sites no projeto da minirreforma eleitoral aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Ciência e Tecnologia (CCT). Dirceu disse que as novas regras, se aprovadas, colocarão "o País na idade das trevas".
Dirceu citou a proposta de emenda do senador Eduardo Azeredo (MG), que pretende impor aos sites de vídeos, como o YouTube, as mesmas restrições às emissoras de rádio e de TV. "Então os jornais também deveriam ter essas mesmas regras. Não tem e é preciso lembrar que nem os jornais e nem a web são concessão do poder público, como são as emissoras de rádio e TV", escreveu Dirceu.
"Se os senadores e deputados não o alterarem quando da votação em plenário - ainda há tempo para isso - os sites estão proibidos de emitir opiniões a respeito dos candidatos e terão que dedicar o mesmo espaço em sua programação para todos que estiverem numa disputa eleitoral", afirmou.