Governistas: Lobão está disposto a explicar apagão no Senado

 

Nacional - 16/11/2009 - 15:03:48

 

Governistas: Lobão está disposto a explicar apagão no Senado

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deu sinal verde aos líderes da base do governo no Senado para articularem sua ida, na terça-feira, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. A finalidade é esclarecer as causas do apagão da semana passada, que interrompeu por várias horas o fornecimento de energia elétrica em 18 Estados e por alguns minutos no Paraguai. As informações são dos líderes da base aliada.

Os governistas consideram que não há motivos para que a audiência pública com Lobão ocorra somente na quinta-feira, quando a comissão de Infraestrutura reúne-se. Há expectativa de que o ministro apresente informações conclusivas para esvaziar o requerimento de convite à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para prestar esclarecimentos no Senado sobre o blecaute.

Mesmo sem o parecer técnico em mãos, o ministro tem recebido informações dos dirigentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelas investigações. Amanhã, no Rio de Janeiro, os especialistas envolvidos na investigação reúnem-se para concluir o parecer sobre as causas do apagão. O documento será entregue aos dirigentes e ao ministro.

A assessoria de imprensa de Lobão informou que, também amanhã, às 14 h, o ministro tem reunião agendada com o comitê de monitoramento do setor elétrico, que envolve dirigentes do Operador Nacional do Sistema e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É com as informações já colhidas pelo ministro que os governistas no Senado trabalham para que Lobão dê explicações sobre o episódio. O objetivo é evitar mais uma semana de desgaste político por conta das repercussões do blecaute. O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), apresentou requerimentos na semana passada para que Edison Lobão e Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia, comparecessem ao Senado.

Falta de Luz
Por volta das 22h30 de terça-feira (10), as 18 unidades geradoras da usina de Itaipu começaram a "rodar no vazio" - ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados, sendo que quatro deles (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) ficaram completamente às escuras. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia foram parcialmente atingidos pela falta de luz. A situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, duas das linhas vão de Ivaiporã, no Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. A terceira liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 18 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), 28,8 mil megawatts de potência foram perdidos com a pane (cerca de 40% da energia do Brasil), o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários cerca de 17 mil megawatts.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo