Band e Globo disputam imagens na cobertura da Copa do Mundo

 

Esporte - 25/04/2010 - 18:26:00

 

Band e Globo disputam imagens na cobertura da Copa do Mundo

 

Da Redação com TV Press .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Globo e Band garantem a exibição da Copa do Mundo em high definition na TV

Globo e Band garantem a exibição da Copa do Mundo em high definition na TV

Futebol é mesmo uma mania nacional. E a Copa do Mundo vira um prato cheio para as emissoras que buscam, em apenas um mês, aumentar médias de audiência e faturamento e, principalmente, ganhar prestígio. Uma ameaça que fica evidente diante de um cenário com duas emissoras abertas com direito à transmissão dos jogos, que acontecem entre 11 de junho e 11 de julho. Globo e Band garantem a exibição de toda a cobertura em high definition, realizada por equipes com mais de 100 profissionais brasileiros na África do Sul. Diante disso, a grande promessa fica por conta da possibilidade de transmissões em 3D. "Estamos trabalhando na negociação da exibição de 10 a 12 jogos em 3D em cinemas e grandes arenas", explicou Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia.

As estratégias de ambas são bem parecidas e sem grandes inovações. Além das transmissões, Band e Globo planejam programetes e flashes para serem exibidos ao longo da programação, com novidades e bastidores do evento. As duas redes apostam igualmente em análises e comentários antes e depois das partidas. O que muda mesmo é a equipe. Na Globo, nomes como Fátima Bernardes, William Waack, Glenda Kozlowski e Tadeu Schmidt são confirmados na cobertura fora dos campos. Já a Band aposta em Renata Fan, Milton Neves, Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas. "Vou levar tanto o Jogo Aberto quanto o Apito Final para a África. A Band vive um momento muito importante, voltando a cobrir por completo um mundial. Todos os esforços estão sendo concentrados para que tudo dê certo", avisou Renata, que não para de vibrar com sua estreia em mundiais de futebol.

A principal diferença entre as duas emissoras fica mesmo por conta da disponibilidade da grade. A Globo promete tentar manter uma programação sólida. "O horário nobre será preservado, já que as competições serão de manhã e à tarde", explicou Roberto Buzzoni, diretor de programação da emissora. Já a Band se mostra disposta a deixar toda a grade de lado em função da Copa. "A nossa prioridade neste mês vai ser o mundial. Estamos transferindo quase uma emissora para a África, não tem sentido não agir dessa forma", atestou José Emílio Ambrósio, diretor executivo de Jornalismo e Esportes da rede.

Enquanto Band e Globo disputam a atenção na transmissão, outros canais correm por fora para não ficarem esquecidos durante as competições. No SBT, a contratação de Pelé para apresentar "programetes" de apenas um minuto sobre o mundial é a única grande novidade. ¿Queríamos uma maneira diferente de cobrir a Copa. Temos a sorte de ter o rei¿, valorizou Henrique Casciato, diretor comercial da emissora. Já a Record aposta literalmente em O Outro Lado da Copa. Já que não pode exibir os jogos, concentra seus esforços na cobertura dos bastidores em um projeto que será exibido entre maio e julho. "Começamos com a chegada da seleção brasileira na África, em 26 de maio, quando nosso satélite 24 horas vai estar aberto. Teremos estrutura para entrar, ao vivo, a qualquer momento na programação", afirmou Sergio Hilinsky, diretor de Esportes da emissora, tentando impressionar.

Além da cobertura esportiva ejornalística, Globo e Band também levam seus humoristas para reportagens durante a Copa. Do Casseta & Planeta Urgente!, que sempre pega carona no mundial, estão confirmadas as viagens de dois integrantes. "O Beto Silva e o Hélio de La Peña vão gravar parte do programa de lá", adianta o diretor José Lavigne. Já na Band, Rafael Cortez e Felipe Andreoli colocam seus ternos pretos na mala e embarcam atrás dos furos e das situações cômicas para o CQC. ¿Vamos em duas equipes: uma segue a Seleção Brasileira e a outra faz uma abordagem mais ampla, comportamental e cultural¿, descreveu Felipe.

Resgate do passado
Enquanto os jogos não começam, as emissoras esquentam a cobertura relembrando curiosidades, fatos marcantes e até reprisando partidas históricas. No SBT, Pelé aproveita suas exibições diárias de um minuto para estabelecer uma espécie de túnel do tempo e comentar as partidas dos jogos passados. "Só a partir de junho começaremos a falar sobre o campeonato", adianta Pedro Henrique Peixoto, diretor do programete.

No Globo Esporte, o charme fica por conta de uma série de reportagens que relembram não só os títulos conquistados pelo Brasil, mas também as escalações e outras informações sobre o histórico da seleção canarinho. Além disso, os telejornais da emissora devem intensificar, já a partir de maio, a produção de matérias sobre os preparativos para o mundial de futebol. "Esse é o evento favorito dos brasileiros no calendário esportivo mundial", valorizou William Bonner, âncora do Jornal Nacional. No canal pago ESPN, o público pode conferir clássicos que marcaram mundiais anteriores. Nos dias 18 e 25 de maio serão reprisadas as finais das Copas de 1994 e 1998, respectivamente. Já no 1º e 8 de junho, as decisões dos mundiais de 2002 e 2006.

Instantâneas
# Na TV a cabo, a rede ESPN exibe 56 dos 64 jogos no ESPN Brasil e no ESPN HD. Já os outros oito, em horários simultâneos, entram na grade do ESPN Internacional. Só de brasileiros, a equipe conta com mais de 80 profissionais enviados para a África do Sul.
# O Sportv mandará pouco mais de 50 profissionais para a cobertura do mundial de futebol. Mas promete exibir todos os jogos em seus três canais e em um quarto, aberto apenas para a transmissão de partidas simultâneas.
# Durante a Copa do Mundo, Tiago Leifert ficará no Brasil, comandando o informativo Central da Copa, na Globo.
# O primeiro jogo do Brasil na Copa está marcado para o dia 15 de junho.

Globo e Band garantem a exibição da Copa do Mundo em high definition na TV

Globo e Band garantem a exibição da Copa do Mundo em high definition na TV

Globo e Band garantem a exibição da Copa do Mundo em high definition na TV

Globo e Band garantem a exibição da Copa do Mundo em high definition na TV

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo