O governo do Paraguai publicou nesta terça-feira o decreto que oficializa a adoção do ISDB-T (Integrated Service Digital Broadcasting), de tecnologia brasileira e japonesa, para a televisão digital do país.
de acordo com o decreto assinado pelo presidente Fernando Lugo, a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) deve realizar "as análises das questões técnicas e regulatórias que possibilitem a implementação dos sistemas de TV Digital Terrestre".
Assinada nesta segunda-feira e divulgada pela Presidência em seu site, a lei ressalta que a adoção desse formato é resultado de uma série de consultas e debates entre especialistas do setor e foi acordada no dia 30 de abril em uma audiência pública no Congresso paraguaio.
"Os critérios de decisão (...) estão alinhados com as recomendações da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) e da Organização dos Estados Americanos (OEA)", acrescenta o texto oficial.
Assim o Paraguai soma-se aos sete países latino-americanos que optaram pelo ISDB-T - concorrente dos formatos oferecidos pela Europa e Estados Unidos. Venezuela, Equador, Argentina, Brasil, Chile, Peru e Costa Rica já tinham adotado o esmo padrão.
Em contrapartida, a Colômbia, o Panamá e o Uruguai adotaram o sistema europeu.