Com um número bastante reduzido de caracteres para se comunicar, os usuários do Twitter encontravam ainda mais dificuldades ao tentar compartilhar links, momento no qual surgiram diversos sites de encurtamento de URLs.
No entanto, ainda assim os links ocupavam uma parte considerável dos já exíguos 140 caracteres disponíveis para as mensagens, e para resolver esse problema o Twitter resolveu lançar um novo serviço próprio para diminuir o tamanho dos links, o t.co. Com ele, os usuários utilizarão no máximo 20 caracteres para fazer referência a um determinado endereço, explica o site Mashable.
Outra vantagem é a possibilidade de visualizar uma parte do endereço real ao qual o link curto o redirecionará, evitando que sites obscuros sejam acessados inocentemente por usuários que clicarem em links encurtados, informa o site Fast Company.
A funcionalidade já está em funcionamento para alguns perfis selecionados, e deverá ser disponibilizada para todos os usuários do serviço no próximo mês, mas ainda não se sabe se o seu lançamento, iniciado nesta semana, pode ter influenciado a queda dos serviços do Twitter na tarde desta quarta-feira.
Já é a segunda vez que o Twitter muda de encurtador. A princípio usando o TinyURL, o Twitter mudou para o Blt.ly em 2009, o que propiciou um crescimento vertiginoso desse serviço e um certo "ocaso" para o veterano TinyURL. Se a história se repetir, o Bit.ly pode ter que dar adeus à sua boa maré - embora já esteja fazendo parcerias com outros gigantes como Pepsi, Fundação Mozilla, MySpace e Amazon para não depender apenas do Twitter.
Mais informações e detalhes sobre o funcionamento do t.co podem ser obtidos no blog oficial do Twitter pelo atalho bit.ly/bZubI9.