Homenagem a bombeiros emociona público

 

Litoral - 07/07/2010 - 13:48:42

 

Homenagem a bombeiros emociona público

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no Palácio das Artes

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no Palácio das Artes

A emoção tomou conta de mais de 500 pessoas que acompanharam a solenidade de homenagem em comemoração aos 154 anos do Dia do Bombeiro Brasileiro (celebrado no dia 2 de julho) promovida pela Prefeitura de Praia Grande, nesta quarta-feira (7), no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes. Na ocasião, bombeiros dos 6º e 17º grupamentos receberam a condecoração Láurea de Mérito Pessoal (medalhas). O prefeito Roberto Francisco dos Santos, secretários e o presidente da Câmara Municipal de Praia Grande, Katsu Yonamine, foram homenageados pela corporação. O evento contou ainda com exposição de equipamentos utilizados pelos bombeiros e apresentação dos alunos do projeto SOS Bombeiros

Ao receber a homenagem do comandante do Grupo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Luiz Humberto Navarro, o prefeito Roberto Francisco elogiou o trabalho da corporação e reafirmou a parceria com o órgão. “Bombeiro tem a alma diferente, tem alma de fazer o bem. Esses homens e mulheres arriscam suas vidas para salvar o próximo, e isso é admirável. Por isso eles são respeitados em todo País. Praia Grande um dia foi o patinho feio da Baixada Santista e na década de 90 sofreu uma transformação, ela só cresceu graças a parcerias. Por isso temos parceria com as Polícias Civil, Rodoviária, Militar e Bombeiros que vêm trazendo resultados. Exemplo é que conseguimos aumentar o número de guarda-vidas na última temporada”. 

Para Navarro, que também foi homenageado, o apoio que a Administração Municipal dá à corporação é fundamental. “Somos mais de 10 mil homens e mulheres no Estado de São Paulo, atendemos em média 600 mil ocorrências por ano, contamos com 2,2 mil viaturas e temos bases em 142 municípios, cobrindo mais de 25% das cidades do Estado. Além disso, realizamos o projeto Praia Segura, em parceria com empresas e prefeituras. Sem esse trabalho teríamos mais de 600 mortes por ano só no Litoral Paulista e com o projeto registramos 98 mortes em 2009. Mas nosso trabalho só é possível de ser desenvolvido graças a essa parceria com a prefeitura. Se não fosse ela não teríamos como navegar em águas tranqüilas”.

Homenageada, a secretária de Promoção Social e Trabalho, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou que o Dia do Bombeiro deve ser comemorado diariamente. “Estou muito honrada por receber esta homenagem e gostaria de estendê-la a toda equipe que participa do projeto SOS Bombeiro, desde serventes, merendeiras, equipe técnica, os pais que apóiam esse projeto, as crianças e especialmente ao Corpo de Bombeiros que trabalha no resgate de cidadania dessas crianças e adolescentes. Quando falamos em bombeiro vem a nossa mente o combate ao fogo, mas eles estão presentes em diversas atividades que ocorrem no cotidiano. Um dia só é muito pouco para homenagear essas pessoas que arriscam sua própria vida para salvar a vida do semelhante. Por isso, parabenizo esses profissionais pelo trabalho desenvolvido nos 365 dias do ano. Eles são heróis e grande exemplo de cidadania aos jovens do SOS Bombeiros”.

Foram homenageados também o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Sidiney Silva Pires; os secretários municipais de Serviços Urbanos, Raquel Auxiliadora Chini; de Administração, Ecedite da Silva Cruz Filho; de Finanças, Aparecida Regina Fermino da Silva; de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão; de Gestão de Patrimônio, Izabela Bevevino; de Educação, Maura Lígia Costa Russo; o subsecretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto; a coordenadora Administrativa do gabinete do prefeito, Maria Aparecida Marcelino Matos; o chefe do Departamento da Receita Mobiliária da Sefin, Ricardo Carlos de Andrade; a secretária executiva da Subsecretaria de Assuntos de Segurança Pública, Nadeje Maria de Souza; e o coordenador de Cerimonial e Eventos da Prefeitura, Djair de Souza.

Participaram também da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Katsu Yonamine, o comandante do 17º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel Daniel Onias Nossa; o comandante interino do 6º Grupamento de Bombeiro, major Wagner Silvério de Souza, e o coronel PM da reserva, Nelson Francisco Duarte.

SOS Bombeiros – Para encerrar o evento, crianças e jovens do projeto SOS Bombeiros fizeram demonstração de imobilização de queda de vítima, reanimação cardiovascular e cantaram o Hino do bombeiro.

Iniciado em 2002, o projeto SOS Bombeiros, realizado em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Trabalho (Sepros), atende anualmente 60 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em situação de risco social. Os jovens têm aulas de reforço escolar, educação ambiental, primeiros–socorros, técnicas de bombeiros, artes e cidadania. Também participam de atividades esportivas e de cultivo de horta. A Prefeitura de Praia Grande fornece professores, alimentação, atendimento psicológico, social e transporte para as crianças que estão em abrigos e uniformes.

Dia do Bombeiro – No dia 2 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro, uma corporação diretamente ligada à Polícia Militar.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiram em 1956, quando o Imperador Dom Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas passavam de mão em mão, até chegar ao local do incêndio, de forma simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Atualmente, o Corpo de Bombeiro atende em todo o País pelo telefone 193. Além de apagarem fogo, os Bombeiros são preparados para fazer resgates de pessoas com risco de morte, desaparecidos em florestas, socorrer animais em situações difíceis, além de, por meio dos Guarda Vidas, salvar pessoas de afogamentos.

Os Bombeiros também fazem fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiro atendimento em caso de incêndio e vistoria, além de desenvolver projetos sociais e educativos em escolas.

Fonte: brasilescola.com  

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no Palácio das Artes

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no Palácio das Artes

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no Palácio das Artes

Evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no Palácio das Artes

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo