Grupamento Náutico encontra mais de 50 pinguins na orla de PG

 

Litoral - 18/07/2010 - 23:48:49

 

Grupamento Náutico encontra mais de 50 pinguins na orla de PG

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Um animal da espécie e uma tartaruga foram resgatados com vida

Um animal da espécie e uma tartaruga foram resgatados com vida

Uma tartaruga verde de aproximadamente 10 anos e um pinguim foram resgatados vivos pelo Grupamento Náutico da Guarda Ambiental de Praia Grande. Além disso, os guardas ainda encontraram um golfinho da espécie pintado do atlântico, cinquenta pinguins, uma tartaruga verde de cerca de 20 anos, com 1 metro e 150 quilos, todos mortos, em diversos pontos da orla da praia, nesta sexta-feira (16).

De acordo com o guarda do Grupamento Náutico, Fabio de Souza Rinaldi, através de uma ligação para o telefone 199 foi comunicada a presença de um pinguim no Bairro Imperador. “Quando fomos atender a chamada da ocorrência do pinguim que estava vivo, no decorrer do trajeto, contabilizamos 50 carcaças de pinguins, do Bairro Aviação ao Solemar. Na volta, no Bairro Ocian, encontramos um golfinho também morto e depois soubemos de uma tartaruga no Bairro Boqueirão. Quando chegamos no local vimos que era uma tartaruga verde, de aproximadamente 1 metro e 150 quilos também sem vida. O animal foi encaminhado a Coordenadoria de Educação Ambiental. Além disso, na parte da tarde, os inspetores resgataram um filhote de tartaruga verde com vida que será levada até o Aquário de Santos para tratamento”, explicou.

Segundo Rinaldi, o pinguim que sobreviveu estava anêmico e hipotérmico e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas); já os pinguins mortos foram recolhidos por profissionais da USP responsáveis por projeto de pesquisa especializado nessa espécie e o golfinho entregue a ONG BioPesca, que lida com tartarugas e golfinhos. “No inverno é mais comum aparecer animais de todos os tipos na orla da praia, mas durante todo o ano temos ocorrências, principalmente de aves migratórias. Mas as causas das mortes desses animais ainda serão apuradas pelos profissionais responsáveis”, explicou Rinaldi.

Para comunicar o grupamento sobre animais marinhos ou aves silvestres encontradas na orla da praia, basta ligar para o telefone 199. A orientação é de que a pessoa não deve encostar no animal, nem tentar devolvê-lo ao mar.

Guarda - O novo grupamento responde à Subsecretaria de Assuntos de Segurança (SubSeg). A Guarda Costeira conta com sete membros treinados para manejo e resgate dos animais marinhos e silvestres, os encaminhando para diversas instituições de toda Baixada Santista. Entre elas estão o Cetas, o Aquário de Santos, Parque A Tribuna, em Monguagá e o Acqua Mundo do Guarujá. Os Guardas Civis Municipais (GCM) ainda atuam na fiscalização da pesca predatória.

Crime - Entre os diversos serviços realizados pelo Grupamento Náutico da Guarda Ambiental de Praia Grande está o de fiscalizar as embarcações de pescadores, coibindo a pesca predatória. Apesar de agir rigorosamente na fiscalização, os agentes pedem ajuda da população para denunciar embarcações suspeitas de promoverem esse tipo de infração.

A lei federal 9.605/98 de Crimes Ambientais, artigo 35, é clara: é proibida a pesca de espécies que devam ser preservadas ou com tamanhos inferiores aos permitidos. Quem infringir esta lei poderá sofrer detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

A pesca predatória agride o meio ambiente e, visando sua preservação, os GCMs atuam diariamente, das 7 às 19 horas.

Guarda Ambiental - O novo grupamento responde à Subsecretaria de Assuntos de Segurança (SubSeg), que trabalha em parceria com a Sehma e está segmentado em Guarda Ambiental (com 11 homens) e Guarda Costeira (7 membros).

Um animal da espécie e uma tartaruga foram resgatados com vida

Um animal da espécie e uma tartaruga foram resgatados com vida

Um animal da espécie e uma tartaruga foram resgatados com vida

Um animal da espécie e uma tartaruga foram resgatados com vida

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo