A Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande realiza, no próximo dia 1 de julho, a primeira audição dos alunos dos cursos de música da pasta. Ao todo, estarão no palco do Teatro Serafim Gonzalez, 120 alunos, com idade de 10 a 20 anos, participantes do Projeto Ritmos, que visa a criação de uma Orquestra Jovem Municipal. O evento marca o encerramento do primeiro semestre de aulas, e acontece no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600), às 19 horas. O concerto é gratuito e aberto ao público.
Com violinos, violas, violas, violoncelos, clarinetes, saxofones, trompetes, trombone e percussão, a apresentação promete agradar a todos os gostos, com um repertório eclético, que vai de clássicos como Bach e Beethoven a trilhas de filmes, como A Conquista do Paraíso, de Van Gelis. O astro pop Michael Jackson também será lembrado, com a canção Ben, faixa-título do segundo disco solo do cantor, em 1972. A canção ganhou arranjos adaptados para orquestra, feitos especialmente para a ocasião.
“Os alunos se preparam muito para esta apresentação”, comenta o coordenador do projeto, o professor de música Ezequiel Ferreira. “As aulas, que acontecem normalmente duas vezes por semanas, ganharam freqüência diária nos últimos 30 dias, para que os estudantes pudessem se aperfeiçoar na prática do repertório”.
Para Ezequiel, o primeiro semestre do projeto foi produtivo: “Houve uma grande evolução neste período, já que focamos muito na prática de orquestra. Nossa expectativa para o segundo semestre é aumentar o repertório de nossos alunos, intensificando a prática”, comemora Ezequiel, lembrando que o provcesso de formação de orquestra leva, no mínimo três anos. “São os primeiros passos, que pudemos dar graças ao apoio do prefeito Roberto Francisco e à atenção exclusiva do secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão. Ainda há muito trabalho pela frente, mas esta audição será uma boa mostra do que conseguimos até aqui”.
Orquestra – No início de 2010, a Sectur adquiriu 36 novos instrumentos com a finalidade de ampliar o atendimento a interessados em educação musical, investindo na possibilidade da formação de uma orquestra municipal. Batizado de Projeto Ritmos, a nova configuração ampliou o número de atendidos, e os interessados puderam optar por cursos gratuitos de violino, viola sinfônica, violoncelo, violão, flauta doce, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bateria e teclado. Após seis meses de aulas, os alunos já realizam sua primeira audição, mostrando o que puderam aprender no último semestre.
|