O Bairro Mirim será o próximo local a ser visitado pelo projeto Acon...tecendo na Praça, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), que acontecerá neste sábado (03), das 9 horas até o meio-dia na Praça Mirim, localizada na esquina da Rua Martiniano José das Neves com a Rua Santo Anastácio.
Com atividades gratuitas, o evento reúne livros, revistas, jornais, jogos, brincadeiras e contadoras de histórias. O objetivo é incentivar a leitura entre crianças e adultos. As crianças ainda levarão para casa livros doados pela Editora As Américas, parceira do projeto.
Com a participação das pedagogas comunitárias, o Acon...tecendo na Praça é realizado sempre aos sábados, gratuitamente, em um local público da Cidade. O material de leitura tem gêneros variados e não se limita aos livros educativos. Há livros de aventura, poemas, ficção e até a Bíblia.
“O interessante é que, junto com as crianças, os pais também participam. Isso é fundamental, pois conseguimos mostrar a importância da leitura. Agora eles servirão de referência para os filhos, funcionando como incentivo para que os pequenos leiam cada vez mais”, afirma a pedagoga comunitária Sandra Cristina Pereira da Silva.
O Acon...tecendo na Praça teve início em 2006, com a ideia de compartilhar a leitura com outras pessoas. Desde então, o trabalho é desenvolvido pelas pedagogas comunitárias que atuam nas escolas municipais.
O projeto recebeu em 2008 o troféu Pró Ler, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), concedido aos melhores investimentos em leitura. Cada ação envolve em média oito pedagogas comunitárias. Como acontece em local aberto, em caso de chuva o evento é cancelado.
No dia 10 de julho não haverá o projeto devido ao feriado estadual de 9 de julho. O Acon...tecendo na Praça retornará no dia 17 de julho, no Bairro Caiçara.