A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo encerra nesta quarta-feira (30), a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 em todo o Estado. Em Praia Grande, apesar da campanha também chegar ao fim, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) continuará vacinando pessoas dos grupos prioritários e intensificará o atendimento aos profissionais de escolas públicas municipais e estaduais. Os grupos prioritários são gestantes, jovens de 20 a 39 anos e crianças que precisam receber a segunda dose.
No total foram aplicadas 114.602 vacinas, incluindo crianças que receberam duas doses. A meta determinada para vacinação de pessoas de 20 a 29 anos, em Praia Grande, de 80% da população era de 34.584 pessoas; no total foram vacinadas 33.183. “Falta pouco para alcançarmos o objetivo. Já com a população de 30 a 39 anos, a meta é de vacinarmos 25.387 pessoas e alcançamos 23.154”, explica a enfermeira da Sesap, responsável pela imunização, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto.
Dia D - Só no último dia 8 de maio em Praia Grande, com a realização da campanha Dia ‘D’, mais de cinco mil pessoas foram vacinadas. Além das unidades de saúde, os interessados contaram também com postos volantes espalhados pelo Município durante a atividade.
Recentemente foram vacinados também funcionários que trabalham no Hospital Municipal Irmã Dulce, gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC), e equipes de serviços terceirizados que atuam no local. Juntamente com a dose, os profissionais também receberam orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Entre as instruções, destaque para utilização de equipamentos de proteção individual e lavagem minuciosa das mãos, entre as medidas preventivas.
Influenza - Doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A (H1N1), a nova gripe, inicialmente chamada de gripe suína, envolve um novo subtipo do vírus transmitido por meio de tosse, espirro e contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.