A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) está instalando faixa com piso podotátil, voltado a portadores de necessidades especiais, na Alameda Metropolitana, uma via de 35 metros, localizada entre a Rua Pernambuco e Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão. Além disso, a Sesurb está realizando a limpeza e manutenção do mapa de concreto estilizado, que mostra o contorno geográfico de todos os municípios da Baixada Santista, instalado na parede lateral do local. A previsão é que os serviços sejam finalizados na quarta-feira (28).
O chefe da Divisão de Serviços Gerais, Almir Nascimento, explicou a importância dos serviços. “A Alameda Metropolitana é uma atração turística da Cidade. No local existia uma faixa com piso diferenciado, mas, como não possuía relevo, a utilização por portadores de necessidades especiais era difícil. Com o piso podotátil, que segue o mesmo modelo já instalado na Avenida Costa e Silva, a acessibilidade será mais eficiente”, explicou.
A Sesurb também está limpando as coberturas, repondo o mosaico no chão e fazendo a aplicação de resina protetora no mapa estilizado, feito de chapa de amianto.
Atração Turística – Inaugurado dia 26 de março de 2004, o principal atrativo da via é o grande mapa Baixada Santista, na parede lateral, com 11 metros de extensão e 3,20 metros de largura. Na atração, o deficiente visual pode ficar informado sobre os detalhes do mapa através das letras em braile que estão junto às placas – estas com letras em alvenaria.
No local, marquises de policarbonato estão instaladas em estruturas metálicas, de cor branca, para abrigar o transeunte do sol ou da chuva.