A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu explicações à companhia aérea Gol sobre os atrasos e cancelamentos de voos ocorridos desde a última sexta-feira. Segundo nota divulgada pela agência reguladora, a Anac acompanha se a empresa está prestando assistência aos passageiros prejudicados.
De acordo com boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 53,7% dos voos domésticos da Gol tiveram atraso nesta segunda-feira. Nos voos internacionais, o percentual foi de 44%. Também foi registrado 12,4% de cancelamentos.
A segunda companhia aérea em número de atrasos de voos domésticos foi a Webjet, com 27,9%. O percentual geral de atrasos de todas as companhias é de 25,9%.
Em nota, a Gol afirmou que "algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia".
A companhia disse, ainda, que "aos clientes, a GOL vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Anac. O quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado."
A Infraero também publicou nota, afirmando que "os procedimentos de auxílio operacional foram colocados à disposição da empresa aérea, a fim de amenizar o desconforto dos passageiros".