O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, afirmou, nesta segunda-feira, em entrevista ao programa de Marília Gabriela no SBT, que "Lula é um bom surfista, mas não forma onda. Eu formei onda". Sobre a oposição a seu governo, FHC disse que "foram contra tudo. E depois que vieram ao governo foram se apossando como se fosse deles".
Segundo o ex-presidente, ao contrário da economia brasileira "o sistema político não acompanhou as mudanças na sociedade. Há um certo atraso nessa matéria".
FHC falou das conquistas econômicas de sua gestão no governo e afirmou que "o primeiro golpe forte contra a pobreza foi a estabilização. O nível de pobreza era ao redor de 40% e caiu para 30% depois do Plano Real".
Sobre a candidatura de Dilma Rousseff, FHC afirmou que "ela é uma candidata de alguma forma fantasma. Não é ela, o voto não é dela. É complicado para o Brasil isso. E para ela".
Sobre sua relação com o presidente Lula, FHC afirmou "cada vez que nos encontramos, somos civilizados. Eu não faço ofensa pessoal ao Lula, só política".