Especial Copa 2014
Em sua segunda convocação à frente da Seleção Brasileira, realizada na tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes confirmou a tendência de renovação em relação ao elenco que caiu recentemente nas quartas de final da Copa do Mundo. Com apenas cinco atletas que participaram da campanha na África do Sul, o ex-corintiano apresentou novos nomes para um período de treinos na Europa, mas adiantou que pretende fazer aos poucos a transição com atletas mais experientes e que defenderam a equipe nacional no Mundial.
Na mais nova lista divulgada, só com jogadores que atuam no futebol europeu, Mano incluiu o goleiro Gomes (Tottenham) ao grupo dos participantes da última Copa, somando ao zagueiro Thiago Silva (Milan), ao lateral Daniel Alves (Barcelona), ao volante Ramires (Chelsea) e ao atacante Robinho (Manchester City), nomes que já estavam na primeira convocação e participaram da vitória sobre os Estados Unidos em amistoso. Outros jogadores consagrados e que já vestiram a camisa da Seleção no passado foram deixados de lado, mas devem estar presentes no futuro, como adiantou o treinador.
"Vai existir um momento em que vamos fazer este encontro (entre gerações) com mais gente. Minha colocação foi mal interpretada de um encontro com Kaká e foi falado de uma relação com o Kaka e o Dr. Runco. Não é isso. É um começo de trabalho com muito mais gente nova e um número menor de jogadores que ja faziam parte da Seleção. Penso que já vai acontecer com mais ênfase no início do ano seguinte, com mais gente", afirmou.
Questionado sobre a equipe que tentará conquistar a Copa América no ano que vem, o técnico da Seleção Brasileira fugiu do assunto sobre remanescentes da Copa que pretende utilizar, mas deixou clara a intenção de mesclar experiência com juventude. "Esta um pouco distante, mas a regra que vai reger a convocação é a união de jogadores que estão jogando no Brasil, com jogadores que estão na Europa", disse.