Mais um contêiner contendo lixo doméstico foi enviado de um país europeu para o Brasil. Desta vez, 22 toneladas de lixo chegaram da Alemanha ao porto do Rio Grande (RS), trazendo fraldas descartáveis, embalagens de produtos de limpeza e ração para cachorro. A carga que saiu do Porto de Hamburgo foi interceptada pela Polícia Federal e deve retornar para a Europa em dez dias.
A inspeção foi feita no dia 3 de agosto. Por ter importado o lixo, o Ibama multou a Recoplast Recuperação e Comércio de Plástico, com sede na cidade de Esteio, em R$ 400 mil. A transportadora sul-coreana Hanjin Shipping, que enviou o lixo, foi multada em R$ 1,5 milhão. De acordo com o Ibama, as empresas já foram notificadas das multas.
Em junho do ano passado, 1.200 toneladas de lixo chegaram da Inglaterra também ao porto do Rio Grande. Apesar dos documentos indicarem a existência de produtos para a reciclagem, os contêineres estavam repletos de seringas, pilhas de bateria, banheiros químicos prensados e brinquedos velhos com bilhetes endereçados às crianças pobres do Brasil. Outras trezentas toneladas de lixo também chegaram da Inglaterra ao Porto de Santos no último ano.